Cultura. A cultura alagoana é um misto de influências indígenas, africanas e europeias. Essa influência é percebida nas festas, no artesanato e na culinária. ... Há, ainda, as baianas, o Bumba meu boi, o toré de índios, caboclinhos, cavalhada, o fandango e o coco alagoano.
Baianas, Cavalhada, Chegança, Fandango, Guerreiro, Maracatu, Marujada, Pastoril, Quilombo, Reisado e Taieiras — "Ao apagar das fogueiras juninas, inicia-se o período de ensaios para os vários folguedos natalinos.
Rei, rainha, embaixador, mestre ou secretário de sal, contramestre, mateus e palhaço são os personagens da manifestação.
Folguedo para resgatar e registrar as manifestações em Alagoas. Bumba Meu Boi, Caboclinhas, Cavalhada, Fandango e Pastoril. De cinco, como exemplo, vinte e nove folguedos catalogados pelo imaginário popular.
Samba de Coco
Explicação: Alagoano é um folguedo que surgiu por volta de 1927 e 1929. Ele é resultado da fusão de Reisados alagoanos, do antigo e desaparecido “Auto do Caboclinhos”, da Chegança e dos Pastoris.
O Auto dos Guerreiros é um folguedo surgido em Alagoas, por volta de 1927 e 1929. É o resultado da fusão de Reisados alagoanos, do antigo e desaparecido Auto do Caboclinhos, da Chegança e dos Pastoris.