VERDE: vidro; AMARELO: metal; PRETO: madeira; LARANJA: resíduos perigosos (como pilhas e baterias);
LARANJA = RESÍDUOS PERIGOSOS O que descartar: Pilhas e Baterias, Pneus, Óleos Lubrificantes, Produtos Eletrônicos, Lâmpadas Fluorescentes, de vapor, de Sódio / Mercúrio ou de luz mista, Tintas, Produtos Químicos, etc.
E-lixo, resíduos de equipamento eletroeletrônico (REEE) ou lixo eletrônico. Todos esses termos se referem à mesma coisa: produtos elétricos e eletrônicos quebrados, danificados ou sem utilidade por algum motivo e pilhas descarregadas que devem ser descartados.
Você precisa procurar um lugar para deixar seu lixo eletrônico. Não é papel da prefeitura recolhê-lo na sua casa, com o lixo comum e o reciclável. Segundo uma lei de 2010, chamada de Política Nacional de Resíduos Sólidos, cabe às empresas a responsabilidade de coletar e reciclar o lixo eletrônico.
O lixo eletrônico causa diversos danos ambientais, sendo que os principais são contaminação por metais pesados, danos à saúde pública e redução do tempo de vida dos aterros.
São alguns dos perigos do descarte inadequado ao meio ambiente: O chumbo, o bário e outros metais pesados, presentes em TVs, monitores e câmeras quebrados e despejados no solo. ... A trituração destes equipamentos para reuso geram emissões, novamente, de dioxinas bromadas, hidrocarbonetos e metais pesados tóxicos.
Componentes eletrônicos expostos em aterros sanitários ou mesmo em pontos de descarte irregular podem liberar substâncias tóxicas como Mercúrio, Cobre, Cádmio e, além disso, impedir que outros componentes sejam reaproveitados pela indústria, diminuindo o impacto ambiental.
O ponto principal de fazer o descarte correto de eletrônicos é evitar o impacto ambiental. Afinal, quando um aparelho eletrônico é descartado em algum lugar inadequado, a natureza acaba absorvendo os componentes, o que pode ajudar no desgaste dos recursos naturais.
Como descartar lixo eletrônico? Veja dicas para fazer de forma correta
Os problemas ambientais identificados causados pelos resíduos tecnológicos são a contaminação dos compartimentos ambientais, bioacumulação de metais pesados nos seres vivos como o chumbo, cádmio e mercúrio; áreas contaminadas por antigos lixões que comprometem vários usos tanto da água quanto do solo e prejudicam a ...