QUANDO PASSAR NA BALANÇA? Se você tiver um trailer, motor home ou carretinha e a placa exigir que VEÍCULOS PESADOS adentrem a balança, você deverá obedecer. Sim, qualquer tipo de reboque ou motor-casa (mesmo que pequeninos) são considerados “veículos pesados” perante a lei.
R$ 195,23
O PBT conforme o posicionamento de cada eixo
Um eixo para 6 toneladas, por exemplo, pode passar com até 6.
Peso bruto máximo: 41,5 toneladas. Peso máximo permitido por eixo: 6 toneladas no eixo dianteiro, 10 no eixo central, 25,5 no eixo traseiro.
A diferença entre os pesos das rodas do lado direito e das rodas do lado esquerdo em um eixo não deve exceder 3% do peso total do eixo. Uma carga irregular vai fazer o veículo inclinar para um lado. Nota: Para garantir uma boa tração, pelo menos 20% do peso do veículo deve ficar sobre os eixos direcionados.
Isso se chama de "Escala de Peso", que pode ser avaliada de duas formas:
Em linhas gerais, a sigla PBT tem o significado de Peso Bruto Total em um determinado veículo de carga. Ou seja, representa a capacidade máxima suportada por um veículo de transporte. O cálculo do número do Peso Bruto Total é feito através da soma do peso do veículo + peso da carroceria + peso da carga.
Quadro resumo da Legislação de Pesos e Dimensões
Aqui está um exemplo prático: o L 1620 é um caminhão com cabine semi-avançada (L), leva 16 t líquida de carga com terceiro eixo e o número 20 indica a potência do motor, na faixa dos 200 cavalos - neste caso, 211. ... Os números representam a capacidade do motor.
Mercedes L-1113 Confiável e de manutenção barata, o 1113 se tornou tão popular que foi apelidado de “Fusca das estradas”. Pudera: foram cerca de 200 mil unidades vendidas até 1987, sem contar as variações 1313, 1513 e 2013 com maior capacidade e tração e de carga.
O semipesado L-1620 nasceu 4×2 e motor de 204 cv, conforme indica sua nomenclatura. A engenharia da Mercedes-Benz, porém, incrementou o modelo com mais capacidade de carga e potência, mas sem alterar o nome que se já encontrava consagrado.
L-1620 roda mais de um milhão de quilômetros.
Tabela Óleo
O peso bruto total combinado – PBTC, por sua vez, é de 32.
Sua capacidade é de até 6 toneladas, tem peso bruto máximo de 16 toneladas e comprimento máximo de 14 metros. Truck ou caminhão pesado: caminhão que tem o eixo duplo na carroceria, ou seja, dois eixos juntos. O objetivo é poder carregar carga maior e proporcionar melhor desempenho ao veículo.
Homem mostra como engatar as 18 marchas de um caminhão - TV UOL.
O Constellation 24.
Dessa forma, para cruzar as marchas, deve-se seguir uma ordem: 1ª reduzida, 1ª simples, 2ª reduzida, 2ª simples, 3ª reduzida, 3ª simples, 4ª reduzida e 4ª simples. A curiosidade maior nesses caminhões é que as trocas de marchas eram feitas por meio de duas alavancas.
O termo “cruzar marcha” significa que você vai ter que usar a sequencia de marchas certinha de um caminhão com cambio reduzido, ou seja, cada marcha (1°, 2°..) tem sua Simples e Sua Reduzida, então quando você “cruza” as marchas você usa a sequencia 1°R, 1°S, 2°R, 2°S, 3°R, 3°S….
O câmbio dos Fenemê é uma atração à parte: é feito por duas alavancas! Por isso, muitas vezes é necessário que o motorista tire as duas mãos do volante para fazer a troca de marchas. Muitos se aventuram com manobras diferentes, utilizando os cotovelos ou outra parte do corpo para fazer a mudança de marchas.
Na caixa dos veículos pesados, existe uma alavanca no próprio câmbio. Para baixo, a marcha é reduzida; para cima, você tem a marcha simples. É aconselhável sempre engatar a marcha reduzida primeiro. Funciona como em um carro, pois você vai precisar pisar na embreagem para fazer a marcha.
Para a alavanca pequena de marchas, mude a posição da marcha pressionando o seletor de marchas com retorno por mola para frente ou para trás, ou lateralmente com transmissão manual. Para a alavanca de marchas grande, a alavanca é pressionada para a esquerda para a troca manual.
Ao acionar a reduzida, podendo ser por botão ou alavanca, as marchas passam a funcionar através de engrenagens reduzidas, que aumentam em quase o dobro a força do veículo. Assim, você passa a usar as marchas quase que exclusivamente para muita força e pouca velocidade, inclusive a marcha ré.
Em um veículo manual, quando a primeira marcha é engatada, é selecionado um sistema de engrenagens que garante o torque máximo. Quando o veículo ganha velocidade, outras marchas vão sendo selecionadas e a relação das engrenagens é modificada. Com isso, o automóvel perde força, mas fica mais rápido.