Basicamente são dois tipos de memórias que existem: memórias voláteis, isto é, perdem seus dados com ausência de energia, como a memória cache, registradora, memória de acesso aleatória (RAM). As memórias flash, disco rígido (HD), são memórias não voláteis, isto é, não perdem seus dados na ausência de energia.
As memórias não voláteis são aquelas memórias que não perdem suas informações armazenadas quando são retiradas da fonte de alimentação que as deixam ligadas. Dentre dois exemplos de memórias voláteis, pode-se citar: Memória ROM; Disco Rígido.
Memória volátil é a memória cujo conteúdo é perdido quando o computador é desligado. ... Memória não volátil é a memória cujo conteúdo é mantido mesmo que o computador seja desligado. Ela não depende dessa energia elétrica. Ela não apaga quando desligamos o computador.
Uma substância volátil é aquela com desprendimento fácil, ou seja, que evapora. Logo, uma substância não volátil é aquela que não se desprende fácil, ou seja, não evapora rápido. Uma substância volátil é capaz de se transformar em vapor em temperatura ambiente. Um exemplo prático é o álcool, éter e acetona.
Significado de Volátil adjetivo Capaz de voar; que voa; voador: pássaros são voláteis. [Figurado] Característica ou particularidade de volúvel, inconstante.
Para saber a volatilidade de uma determinada substância vc deve compará-la com outra. A substância mais volátil será aquela que apresentar o menor ponto de ebulição e baixa pressão de vapor, consequentemente a menos volátil será aquela que apresentar maior ponto de ebulição e maior pressão de vapor.
Pressão de vapor é aquela em que as fases gasosa e líquida coexistem em equilíbrio e evaporação é o processo pelo qual as partículas deixam a superfície de um líquido, passando para o estado gasoso. ... Esse processo ocorre em qualquer temperatura abaixo da temperatura de ebulição do líquido e é denominado evaporação.