Ações como recriar a história de um livro ou montar um roteiro próprio, brincar de casinha ou de detetive, sempre colocando os alunos como personagens ativos dessa atividade, representam o que chamamos de jogos simbólicos.
Jogo simbólico, também chamado de faz-de-conta, caracteriza-se por recriar a realidade usando sistemas simbólicos, ele estimula a imaginação e a fantasia da criança, favorecendo a interpretação e ressignificação do mundo real.
O jogo simbólico é, segundo Piaget (1978), a forma mais pura do pensamento egocêntrico que consiste num pensamento centrado na perspectiva do sujeito, dominado pela aparência perceptiva do real e centrado sobre um aspecto da informação. ... O jogo simbólico exerce um papel fundamental na vida da criança.
90 JOGOS E BRINCADEIRAS ANTIGAS
Os jogos de regras, aqueles que se jogam em grupo segundo normas preestabelecidas e visando um objetivo, são importantes na Educação Infantil. Além de mostrar que as restrições podem representar desafios divertidos, eles desenvolvem questões importantes, como a adequação a limites, a cooperação e a competição.
Os jogos de regras são classificados como: sensório-motor, exemplo futebol, e intelectuais (exemplo xadrez). O que caracteriza o jogo de regras é a existência de um conjunto de leis imposto pelo grupo, sendo que seu descumprimento é normalmente penalizado, e uma forte competição entre os indivíduos.
as regras servem para moldar o jogo ou o comportamento dos participantes para que todos possam jogar de igual para igualpara organizar as ações de um jogo, o que pode e o que não pode.
Como jogar: Vire as cartas para baixo, embaralhe e espalhe pela mesa. Cada jogador deverá levantar duas cartas de uma vez, tentando encontrar o par. Se a segunda carta virada for diferente da primeira, o jogador deverá devolver as duas, com o desenho para baixo, e passar a vez.
Além da diversão, os jogos de memória trazem muitos benefícios, como o desenvolvimento do raciocínio rápido, da noção espacial, da memória fotográfica, ajuda a construir a ideia de competição e a importância de saber ganhar ou perder, e incentiva a socialização, já que o jogo permite que mais de uma pessoa participe.
Jogo da memória ajuda a desenvolver as relações pessoais entre os pequenos. Na Educação Infantil, as crianças são encorajadas a construir conhecimentos e descobrir o mundo por meio de experiências estimulantes e divertidas. Foi dessa forma que o Maternal I trabalhou a importância do convívio social e das relações.
Você pode distribuir os cartões de memória e coloque três pares de cartas virados para baixo em uma mesa. Peça a criança para virar o primeiro cartão e falar o que ela vê. Depois, peça para ela virar o próximo cartão. Se o cartão é idêntico ao primeiro, ele pode ficar com os dois e marca um ponto.
Para ilustrar nosso jogo da memória, escolhemos cinco frutas, cinco doces e fizemos cada desenho em duas cartas, formando os pares. No verso, escrevemos o nome da categoria, mas você também pode fazer um desenho ou símbolo que represente toda a categoria, mas lembre-se que tem que ficar igualzinho em todas as peças.
Como jogar o dominó Cada jogador recebe 7 pedras quando começa a rodada. Se na partida houver menos de 4 jogadores, as pedras restantes ficam no dorme para serem compradas. O jogo começa pelo jogador que tenha a pedra dobrada mais alta (se jogam 4 pessoas, sempre começará quem tem o seis dôbre ou carrilhão).
Jogo da Memoria de Animais (40 pecas) - Jott Play Uso: A criança espalhará o jogo sobre a mesa com as figuras viradas para cima. Numa etapa inicial, procurará os pares classificando-os. Em etapa avançada, poderá voltar as figuras viradas para baixo que são pinçadas uma a uma formando os pares.
Acredita-se que esse jogo é muito antigo e que era praticado pelos povos do Antigo Egito, mas para muitos acredita-se que o jogo da memória teve a sua origem na China, e que mais uma vez eles demonstraram que são excelentes nas técnicas de raciocínio e memorização.
O "Jogo da Memória" é um jogo muito divertido que você já deve ter jogado na "vida real", com cartas de papel de verdade. O jogo tem esse nome porque a principal habilidade necessária é a sua memória - o quão bem você consegue lembrar a posição das peças. ... Quando o jogo começa, todas as peças estão voltadas para baixo.
Uma longa reta é riscada no chão. Um lado é a “Terra” e o outro “Mar”. No início todas as crianças podem ficar no lado da terra. Ao ouvirem: mar!
Brincadeiras indígenas
Passo a Passo do Jogo de Memória:
O jogo da memória é um jogo clássico! Foi criado na China, no século XV. Ele é formado por baralho de cartas ilustradas e duplicadas. Cada figura se repete em duas peças diferentes.
Regras do jogo: Construa as fichas com papel cartaz. A metade delas terá que ter multiplicações e a outra metade, terá que ter os produtos (resultados) dessas multiplicações. O primeiro jogador determinado por sorteio vira uma ficha.
Sequência numérica usando objetos Comece mostrando vários objetos uniformes horizontalmente. Demonstre como combinar um número para cada objeto. Diga cada número ao colocá-lo em sequência. Em seguida, peça aos alunos que correspondam cada número, em ordem, aos objetos.
Cada participante deve, na sua vez,virar duas peças e deixar que todos as vejam. Caso as figuras sejam iguais, o participante deve recolher consigo esse par e jogar novamente. Se forem peças diferentes, estas devem ser viradas novamente, e sendo passada a vez ao participante seguinte.
No papel. No modo básico do jogo, participam duas pessoas, que jogam alternadamente, preenchendo cada um dos espaços vazios. Cada participante deve usar um símbolo (X ou O). Vence o jogador que conseguir formar primeiro uma linha com três símbolos iguais, seja ela na horizontal, vertical ou diagonal.
O jogo consiste em dividir o feijão em três pilhas e reunir dois adversários. Depois, cada adversário vai tirando a quantidade que quiser de feijões de uma das pilhas. Pode até tirar uma pilha inteira de feijão. Não importa a quantidade de feijões que você retire em cada rodada.
Saltando feijão é uma adaptação de um jogo da Nigéria. É originalmente, desenvolvido com um saco de feijão amarrado na ponta de uma corda. Uma criança é escolhida para ficar no centro girando a corda. As outras, arrumadas em círculo, devem pular a corda para não serem atingidas por ela.