EQST

Quais So Os Tipos De Degeneraço Celular?

Quais são os tipos de degeneração celular?

1. DEGENERAÇÕES
  • Degeneração Hidrópica.
  • Degeneração Hialina.
  • Degeneração Gordurosa.
  • Degeneração Cálcica.

O que é uma degeneração celular?

DEGENERAÇÃO: São alterações celulares, geralmente reversíveis quando o estímulo cessa, e que podem ou não evoluir para a morte celular. O citoplasma apresenta-se lesionado, com acúmulo de substâncias exógenas ou pré- existentes, o que reduz ou cessa a função celular.

Quais os tipos de lesões degenerações celulares podemos ter?

As células que morrem por necrose usualmente apresentam-se com tumefação, ou degeneração hidrópica, na fase de lesão reversível. Há vários "tipos" de necrose descritos, a saber: coagulação, liquefativa, gordurosa ou esteatonecrose, caseosa, gomosa, fibrinoide e lítica.

O que acontece na degeneração Hidrópica?

– É uma alteração reversível não-letal. – O acúmulo intracelular de água ocorre pela incapacidade da célula de manter o equilíbrio iônico e a homeostasia de fluidos, em função de falha nas bombas dependentes de energia das membranas celulares.

Quais os tipos de lesão celular irreversível?

As lesões celulares irreversíveis levam à morte da célula por um de dois possíveis mecanismos: necrose ou apoptose. Pode-se definir necrose como as alterações que ocorrem após a morte celular em um organismo vivo. É sempre patológica e habitualmente provoca inflamação no local afetado.

Quais sinônimos são dados a degeneração Hidrópica?

A tumefação (degeneração hidrópica ou vacuolar) é lesão celular reversível, devido ao acúmulo de água e eletrólitos no citoplasma e nas organelas celulares, por distúrbio hidroeletrolítico, tornando-as volumosas, tumefeitas.

O que acontece na degeneração gordurosa?

A degeneração gordurosa, também conhecida pelas designações de metamorfose gordurosa, esteatose, lipidose, e infiltração gordurosa (COELHO, 2002), é uma doença provocada pelo desequilíbrio entre a captação hepática dos ácidos graxos e sua utilização (AROEIRA, 1998, JONES; HUNT e KING, 2000).

O que poderia causar uma degeneração por acúmulo de proteína celular?

PROTEÍNA (HIALINA) Acúmulo se dá por desequilíbrio entre produção e degradação das proteínas celulares, causando perda da homeostase. Geralmente formam corpúsculos no interior da célula. - Gotículas de reabsorção – em doenças renais associadas a perda de proteína na urina (proteinúria).

Quais são as lesões celulares?

A lesão celular ocorre quando as células são submetidas a um estresse tão severo que não são capazes de se adaptar, ou quando são expostas a agentes perniciosos. A hipóxia, a isquemia, os agentes físicos/químicos, os agentes infecciosos e as reações imunológicas são algumas das causas de injúria celular.

Como ocorre o mecanismo de lesão celular pela degeneração Hidrópica?

A tumefação (degeneração hidrópica ou vacuolar) é lesão celular reversível, devido ao acúmulo de água e eletrólitos no citoplasma e nas organelas celulares, por distúrbio hidroeletrolítico, tornando-as volumosas, tumefeitas.

Qual a causa de uma degeneração hialina?

Degeneração hialina caracterizada como um acúmulo de proteínas no interior de células. Quando há um acúmulo de proteína no meio extracelular a alteração é chamada de Amiloidose. Este tipo de degeneração resulta da ação de substâncias irritantes com intensidade moderada.

Quais as principais causas da degeneração gordurosa?

Pode ser causada por medicamentos, intoxicações, infecções, hipoxemia, diabetes mellitus, distúrbios metabólicos, obesidade, hiperlipidemia, desnutrição, alcoolismo, etc. Nos tecidos os lipídeos são corados com Sudan ou Oil Red O, não podendo os cortes histológicos serem tratados com xileno, que dissolve os lipídeos.

O que ocorre na degeneração Glicogenose?

Glicogenose (também chamada de doença do armazenamento de glicogênio) é qualquer doença relacionada a erros inatos do metabolismo, resultantes de deficiências enzimáticas, que afetam o processamento da síntese do glicogênio ou sua quebra nos músculos e fígado.