EQST

Qual A Fisiopatologia Da Doença De Addison?

Qual a fisiopatologia da doença de Addison?

A doença de Addison é insidiosa, geralmente por hipofunção progressiva do córtex adrenal. Produz vários sintomas, incluindo hipotensão e hiperpigmentação, e pode causar crise adrenal com colapso cardiovascular.

Como é a doença de Addison?

A Doença de Addison é mais frequentemente causada pela destruição da glândula adrenal devido a uma resposta autoimune. Alguns casos são causados pela destruição das glândulas suprarrenais por câncer, infecção ou outra doença.

Como diagnosticar a doença de Addison?

A pessoa com doença de Addison sente fraqueza, cansaço e tontura ao se levantar após estar sentada ou deitada e pode apresentar manchas escuras na pele. O médico mede os níveis de sódio e potássio e de cortisol e corticotrofina no sangue para pode fazer um diagnóstico.

Quais são as patologia que o paciente pode apresentar quando ele possui um distúrbio de ACTH e ADH?

ETIOLOGIAMais 12 linhas

O que é Síndrome de Cushing e doença de Addison?

A síndrome de Cushing e a doença de Addison são condições caracterizadas por função adrenal anormal. Na síndrome de Cushing, os níveis sanguíneos de cortisol permanecem altos durante um período prolongado de tempo e causam mudanças características no corpo (Pivonello 2008; Bertagna 2009).

Onde ocorre a doença de Addison?

A doença de Addison, conhecida como "insuficiência adrenal primária" ou "síndrome de Addison", acontece quando a glândula adrenal ou a suprarrenal, que estão localizadas no topo dos rins, deixam de produzir os hormônios cortisol e aldosterona, que são responsáveis por controlar o estresse, pressão arterial e reduzir ...

Que tipo de distúrbio alguém com deficiência de hormônio antidiurético ADH pode apresentar?

Distúrbios na síntese, secreção ou ação do ADH podem resultar em síndromes poliúricas, em que ocorre excreção aumentada de urina hipotônica, resultante da ingestão excessiva de água, secreção ou ação inadequadas do ADH ou alterações nos canais de água da aquaporina-2 (AQP2).

Qual é o mecanismo de ação desse hormônio ADH?

O hormônio antidiurético atua nos rins promovendo a reabsorção de água. Esse hormônio é importante, pois evita a perda exagerada de água e garante a osmolaridade normal do sangue. Células osmorreceptoras no hipotálamo monitoram a osmolaridade do sangue e desencadeiam a liberação de ADH a partir da neuro-hipófise.

Quais os efeitos da doença de Addison sobre o sistema cardiovascular?

A doença de Addison é insidiosa, geralmente por hipofunção progressiva do córtex adrenal. Produz vários sintomas, incluindo hipotensão e hiperpigmentação, e pode causar crise adrenal com colapso cardiovascular.

Qual médico trata doença de Addison?

Quem tem doença de Addison deve manter consultas regulares com seu médico. O especialista nessa doença é o Endocrinologista e Metabologista.

Qual é o sintoma clássico de um paciente acometido por Diabetes Insipidus?

Tendo em vista o papel funcional do ADH, qual é um sintoma clássico de um paciente acometido por diabetes insipidus? Alta taxa de glicose no sangue. Aumento da pressão arterial. Ganho de massa corporal.