As mais de 1.000 espécies de begônia fazem parte de um complicado sistema de classificação baseado em flores, método de propagação e folhas. Algumas begônias são cultivadas apenas pela cor e forma fantásticas de sua folhagem e não florescem ou a flor é insignificante.
Existem várias espécies de begônia que você pode utilizar na sua casa, conforme você vai aprender nos próximos tópicos. Porém, os cuidados com o seu cultivo são basicamente os mesmos, e você precisa conhecê-los para cuidar da sua planta e ajudá-la a se desenvolver de forma saudável. Para saber quais são esses cuidados, confira a lista abaixo.
Begonia capillipes: uma espécie de planta da família do begoniaceae e descrita em 1904 por Ernest Friedrich Gilg. Esta espécie é nativa de Camarões, Guiné Equatorial e Gabão.
Begonia strigillosa: uma espécie de planta da família do begoniaceae cujo epíteto específico strigillosa significa “finamente coberto por pêlos curtos e rígidos”. Esta espécie é nativa dos países de Costa Rica, El Salvador, Guatemala, México, Nicarágua e Panamá. Também conhecida pela sinonímia begonia daedalea.
É nativa do norte da Argentina, Paraguai e Brasil (no Cerrado e Mata Atlântica, distribuídos pela Bahia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
Como resultado, o número de espécies válidas no gênero ainda está evoluindo. Descobrindo novos espécimes de tipo durante expedições de campo ou pelo progresso da pesquisa. Os botânicos agora podem identificar com mais facilidade espécies distintas, onde seus predecessores apenas descreveram uma espécie ou, pelo contrário, destacam a hibridização.
Quando se fala sobre os diferentes tipos de espécie de um organismo, o ideal é que o exemplo venha acompanhado de fotografias…De que adianta um monte de nomes se não sei qual é a minha begônia.
Foi em homenagem ao intendente de Santo Domingo, Michel Bégon, que essa planta recebeu esse nome; uma planta que já de suas origens tropicais nos leva a considerar características como calor, otimismo, alegria e brilho. Suas formas, então, confirmam: folhas vistosas para algumas espécies, em forma de coração para outras, de um verde intenso, flores coloridas e caules eretos.
A begônia socotrana, da ilha de Socotra no Oceano Índico, tem 40 cm de altura, possui flores muito grandes e coloridas que florescem no inverno. O evansiana begônia, do leste da Asia, tem folhas verdes, intenso, com flores rosa de Junho até Setembro na região. A begônia metálica do Brasil deve seu nome à sua cor metálica. Os semperflores begônia, do leste brasileiro, floresce de junho a outubro na região, com flores brancas, vermelhas e cor de rosa.
A data do plantio é muito importante para a paisagista Clariça Lima, “pois a begônia prefere climas quentes e não suporta baixas temperaturas”, e ainda acrescenta que “se bem tratada, florescerá durante o ano todo”. Portanto, para a profissional, é “ideal que compre mudas próximas à fase de floração”. Levando tudo isso em consideração, a profissional indica o seguinte passo a passo:
Sensíveis ao ataque de fungos, vírus e bactérias, os inimigos das begônias são principalmente os socos, que se alimentam das raízes e perfuram os tubérculos. O galligan, por outro lado, é um parasita que afeta o alimento da planta até que seja privado dela. Muitas vezes acontece que os ácaros atingem suas espécies, atacando os mais jovens e causando a deformação das folhas, causando enfraquecimento e comprometimento dos brotos.
A begônia semperflorens também é chamada de begônia anual ou cera por causa de suas folhas carnudas e cerosas. A planta cresce em uma forma espessa e cresce como um ano. Semperflorens está prontamente disponível para jardineiros e é apreciada por sua floração constante e prolífica. A folhagem pode ser verde, vermelha ou bronze e alguns tipos são variados ou têm novas folhas brancas. A folha é lisa e oval.
Dificilmente se pode chamar as begônias de resistentes. As plantas são originárias dos trópicos e subtrópicos e, portanto, não estão adaptadas a baixas temperaturas e geadas. Se eles forem expostos a isso, eles morrem. Apenas muito poucas espécies são consideradas relativamente tolerantes à geada e podem passar o inverno ao ar livre com boa proteção de folhas e folhagens.
Begonia elianeae: uma espécie de planta da família do begoniaceae nativa do Brasil e descrita em 2015 pelos botânicos Bernarda De Souza Gregório e Jorge Antonio Silva Costa.
Se você procura uma planta ornamental que pode ser cultivada na sombra, a begônia é a espécie ideal para decorar a sua casa. A flor begônia é muito apreciada pelos decoradores e paisagistas pela beleza das flores e folhas.
Ter essa flor em casa, para muitos, significa trazer bons fluidos para sua residência. A planta é sinônimo de felicidade, prosperidade, cordialidade e delicadeza. Afinal, quem não quer essas bênçãos em sua vida?
É uma planta nativa do Brasil, com incidência nas florestas da região sudeste do país. O formato de suas folhas com pequenas manchas brancas lembram o desenho de uma asa, e por isso, seu nome popular é asa de anjo. Suas flores em tons de rosa surgem em formato de cachos pendentes durante o ano todo. Pode ser cultivada a pleno sol ou em meia-sombra, seja em canteiros no jardim ou vasos dentro de casa.
A begônia mais comum e comercializada no Brasil é resultado da mistura de outras espécies. Geralmente, ela é vendida envasada, sendo muito utilizada como presente e na decoração de espaços. Isso acontece porque suas flores são muito vistosas e lembram as rosas, podendo ser encontradas com tonalidades variadas, entre o branco, o rosa, o amarelo, o salmão e o vermelho, além de cores intermediárias e outras combinações.
Begonia areolata: uma espécie de planta da família do begoniaceae que foi descrita em 1855 por Friedrich Anton Wilhelm Miquel.Esta espécie é originária da Indonésia.
Em alguns países da América do Sul, begônia ainda significa hoje riqueza e prosperidade. No entanto, também é dado para proteger a casa, e é um sinal de boa sorte. É também um símbolo de atenção, ou seja, convida você a tomar cuidado e olhar por cima do ombro. Dar, de fato, uma begônia é sem dúvida um símbolo de riqueza, de energia positiva que você deseja transmitir, auspiciosamente, um bom presságio em casa.
A begônia é uma espécie muito apreciada para a decoração de casas e jardins. Sua flor significa felicidade e delicadeza. É uma ótima opção para presente, principalmente para casais, já que é associada à lealdade e ao verdadeiro amor e considerada pelo Feng Shui um símbolo de prosperidade e fertilidade.
Begonia acetosa: esta begônia rizomatosa galopante é nativa do Brasil . Tem folhas arredondadas e peludas. As flores são brancas. É uma planta cultivada por seu aspecto decorativo. Foi descrito em 1831 pelo botânico brasileiro José Mariano da Conceição Velloso e seu epíteto específico, acetosa, significa “vinagre”, referindo-se à leve acidez da folhagem.