DIAGNÓSTICO DE HIPOTIREOIDISMO? O TSH é o exame de escolha utilizado no rastreamento para disfunção tireoidiana. É possível detectar alterações mínimas ou subclínicas de deficiência de hormônios tireoidianos com a dosagem sérica do TSH19(B).
O exame TSH é responsável por avaliar possíveis problemas na tireoide dos pacientes. A tireoide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço e sua função é agir no coração, cérebro, fígado, rins e produzir hormônio T3 (triidotironina) e T4 (tiroxina) que ajudam no controle do metabolismo.
Para identificar alterações na tireóide é necessário fazer o exame de TSH e o T4 livre, os dois são exames de sangue que medem a quantidade de hormônios na corrente sanguínea.
Hipotireoidismo: Sintomas
Uma das principais manifestações do Hipotireoidismo são mialgias, cãibras e, por vezes, miopatia com aumento de enzimas musculares. Os pacientes hipotireoideos apresentam alterações em testes funcionais de força muscular em quase 40% dos casos.
A tireoide é uma glândula em forma de borboleta localizada na parte inferior do pescoço (garganta). Tem um papel importante na regulação de numerosos processos metabólicos de todo o corpo. Assim, distúrbios da tireoide são condições que influenciam nesses processos, afetando a estrutura ou a função da tireoide.