Entre ou cadastre-se para marcar a lição. São palavras invariáveis que marcam as relações lógicas em um texto. Os conectores linguísticos podem ser classificados segundo sua função em: temporales, argumentación, cronología, causa, oposición, condición, consecuencia, etc.
Utilizamos os conectivos de continuação ou adição para acrescentar algo ao texto e que esteja relacionado com o que anteriormente foi apresentado. Além disso; demais; ademais; outrossim; ainda mais; por outro lado; também; e; nem; não só; como também; não apenas; bem como.
Os conectores são um recurso fundamental do discurso, já que servem para vincular semântica e logicamente palavras e ideias; por tanto, para expressar-nos com clareza, devemos usar os conectores adequados. Como a lista de conectores é muito extensa, abordarei aqui alguns dos mais frequentes na língua espanhola.
Conjunciones são palavras invariáveis na língua espanhola, ou seja, não apresentam flexão de gênero nem número. Sua função é unir palavras, sintagmas, frases ou orações e estabelecer relações de hierarquia entre elas. ... As conjunções em espanhol só têm significado gramatical e não possuem significado lexical.
2.º As conjunções disjuntivas exprimem exclusão ou alternativa: ou, quer... ... 3.º As conjunções adversativas indicam oposição ou restrição de sentido nas expressões: mas, porém, todavia, contudo.
As conjunções unem elementos ou orações em um mesmo enunciado. Elas podem ser coordenativas ou subordinativas, dependendo da relação de independência ou de dependência entre os elementos unidos por elas.
O COMO será uma CONJUNÇÃO quando introduzir orações subordinadas adverbiais. Semanticamente será subclassificada como: CAUSAL – Introduz uma causa e é equivalente a “porque”. Ex.: Como sentia frio, resolveu se cobrir.
As conjunções coordenativas recebem diferentes classificações, baseadas nas diferentes relações de sentido que elas dão às orações coordenadas. São elas: aditivas, adversativas, alternativas ou disjuntivas, conclusivas e explicativas.
O como conformativo inicia uma «oração que exprime um fato em conformidade com outro expreso na oração principal» (idem, pág. 327). Reconheça-se, contudo, que a diferença é, por vezes, difícil de detectar em certos contextos, dada a proximidade destes dois valores de como.
Preposição é a palavra invariável que liga dois termos da oração, subordinando um ao outro. ... A última palavra dessas locuções é sempre uma preposição. Exemplos: por causa de, ao lado de, em virtude de, apesar de, acima de, junto de, a respeito de... As preposições podem combinar-se com outras classes gramaticais.
– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. ...