Fazem parte do trato respiratório inferior (também chamado vias aéreas inferiores) a traqueia, os pulmões, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos pulmonares. São responsáveis por, juntamente com as vias aéreas superiores, manter a permeabilidade das trocas gasosas que ocorrem no pulmão.
O sistema respiratório é composto por um par de pulmões e por vários ductos por onde o ar circula, como as cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos. Ao inspirarmos o ar, ele entra pelas nossas narinas chegando até às cavidades nasais.
Ele é formado pelas vias respiratórias e pelos pulmões. Os órgãos que compõem as vias respiratórias são: cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia e brônquios.
As infeções agudas das vias respiratórias inferiores incluem a pneumonia (infeção dos alvéolos pulmonares), bem como infeções que afetam as vias respiratórias, como a bronquite aguda e a bronquiolite, gripe e tosse convulsa. São a principal causa de doença e mortalidade de crianças e adultos em todo o mundo.
Vias respiratórias são assim denominadas as estruturas responsáveis pelo transporte do ar aos pulmões no organismo humano. Essas estruturas são anatomicamente separadas em: Cavidade Nasal (nasofaringe)
- VEJA se a vítima está agitada; verifique os movimentos da asa do nariz e observe no tórax se há utilização dos músculos respiratórios com a inspiração e a expiração; - OUÇA para assegurar se há ruídos aéreos estranhos, se há barulhos audíveis do processo respiratório.
O sistema respiratório é responsável por garantir a captura do oxigênio do meio ambiente e a liberação do gás carbônico para o meio externo. O sistema respiratório é o sistema responsável por garantir a captação de oxigênio do meio ambiente e a liberação do gás carbônico.
Obstrução leve: capacidade de responder, tossir e respirar preservadas; Obstrução severa: vítima consciente ou inconsciente, não consegue respirar ou apresenta ruídos à respiração e/ou tosse silenciosa.
DIFICULDADE RESPIRATÓRIA DE INÍCIO SÚBITO, TOSSE, RESPIRAÇÃO RUIDOSA, CHIADO E NÁUSEA. EVOLUÇÃO PARA OBSTRUÇÃO TOTAL - AGRAVAMENTO DA DIFICULDADE RESPIRATÓRIA, CIANOSE E PERDA DE CONSCIÊNCIA.
Significado de Obstrução substantivo feminino Ação de obstruir, de colocar obstáculos, de impedir a passagem, o fluxo, a circulação; fechamento: obstrução de transito. Entupimento ou bloqueio de qualquer natureza; obturação.
A obstrução das via aéreas inferiores pode ser causada por corpos estranhos ou por bronco espasmo. A obstrução pode ser parcial ou completa. Se for somente parcial, a vítima conseguirá tossir e poderá haver um ruído semelhante a um ronco quando ela respira.
Impossibilidade de respirar, tossir e falar de ocorrência súbita. · Verifique se a vítima está se sufocando e sua capacidade de emitir sons. · Caso a vítima possa tossir ou falar, significa que a obstrução é incompleta.
Quando um corpo estranho causa obstrução parcial a manobra de Heimlich não deve ser realizada. Ao invés disso a vítima de engasgo deve ser levada diretamente para um hospital.
A manobra Heimlich é classificada como o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho. É uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias.
Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.
Se não conseguir fazê-lo respirar, inicie as compressões no tórax. Ponha o indicador e o dedo médio de sua mão sobre o osso do peito do bebê, no ponto em que cruza com a linha imaginária entre os mamilos e inicie um ciclo de 30 compressões e 2 respirações. Após 2 minutos, se insucesso, ligue para 192 e peça ajuda.
A) Suspender a criança para o alto repetidamente. B) Abrir a boca da criança e incliná-la para baixo. C) Recomenda-se intercalar golpes nas costas de intensidade moderada e compressões no esterno, com a criança no colo, de costas, inclinada para baixo.
“A manobra de Heimlich acontece de formas diferentes em bebês e em crianças maiores de um ou dois anos. No bebê, devemos colocá-lo de bruços, deitado em cima do nosso antebraço e com a cabeça virada para baixo.
Primeiros Socorros para Bebê Inconsciente
Faça uma pressão rápida, para que o peito afunde cerca de 2 cm, e deixe que ele volte à posição normal. Repita cinco vezes, sem movimentos muito bruscos. Continue alternando os cinco tapas nas costas e as cinco pressões no peito até que o objeto seja eliminado, ou que o bebê comece a tossir.
Manobra de Heimlich
"Caso o bebê dormiu e não arrotou, a gente prega que o bebê seja deitado de lado, garantindo que, se ele se virar, fique de barriga para cima. Eles nunca devem dormir de barriga para baixo, assim teremos risco maior de asfixia e morte súbita", explica o pediatra João Paulo Weiand.
Roncar, parar de respirar ou engasgar durante a noite, podem ser um grande indicativo de apneia obstrutiva do sono. Mas mesmo que você não tenha, é muito provável que ao menos conheça alguém que tem. Isso acontece porque esse é um dos distúrbios do sono mais comuns.
10 dicas para ajudar a prevenir Síndrome da Morte Súbita em bebês
O bebê que engasga de forma frequente mesmo com a saliva ou quando enquanto dorme pode estar com dificuldade para engolir, o que pode ser causado por alguma alteração neurológica e por isso deve-se levar a criança ao pediatra para que possa identificar o que está acontecendo.