Olá! Os animais monóicos são aqueles que o mesmo indivíduo apresenta os dois sexos, ou seja, eles têm os sistemas reprodutor feminino e masculino. Podem ser chamados de hermafroditas. ... Os animais dióicos apresentam sexos separados em diferentes indivíduos.
é o processo que ocorre quando a fecundação se dá entre gametas produzido pelo mesmo organismo. Ocorre naturalmente em plantas hermafroditas, que possuem sexo.
Autofecundação: é quando a fecundação acontece entre gametas produzidos pelo mesmo organismo. Ocorre nas flores de ervilhas porque a mesma apresenta o sexo feminino e masculino em seu organismo, então ela se autofecunda.
Resposta: Em animais hermafroditas podem ocorrer a autofecundação. Ela gera descendentes menos vigorosos e produtivos e impede a variabilidade genética que, em longo prazo, pode levar ao declínio da espécie.
Na fecundação cruzada, os gametas masculinos de um indivíduo fecundam os gametas femininos de outro, e vice-versa. Isso garante a variabilidade genética da espécie.
A soja possui um mecanismo chamado de cleistogamia, onde a fecundação acontece antes da abertura da flor, assim, evita o contato com o pólen que venha de outro vegetal. ... Desta maneira, após a fecundação, estas proglotes irão ser preenchidas por ovos e as proglotes 'grávidas' serão liberadas nas fezes do hospedeiro.
Em termos evolutivos, a auto-fecundação é mais vantajosa do que a fecundação cruzada, pois garante a pureza das características. II. A polinização por insetos é importante na fecundação cruzada.
A fecundação é a união dos gametas (óvulos e espermatozoides) e pode acontecer de duas formas diferentes: Fecundação interna: ocorre dentro do corpo do animal; Fecundação externa: ocorre fora do corpo, geralmente na água ou ambientes úmidos.
Autofecundação é o processo que o gameta masculino fecunda o gameta feminino do próprio indivíduo que o produz(seres monoicos). Ocorre naturalmente em plantas hermafroditas, que possuem o sexo masculino e feminino no mesmo organismo.
A fecundação cruzada consiste em dois seres se fecundarem simultaneamente, como por exemplo, duas plantas diferentes, porém da mesma espécie, podem trocar pólen para a fecundação e assim garantir a recombinação genética.
Fecundação é a quando o espermatozoide se une ao óvulo e forma o zigoto. Essa formação ocorre no interior das trompas, e o óvulo fecundado em seguida se encaminha na direção do útero.
Na auto-fecundação, apesar de existir fecundação (união de gâmetas), ambos os gâmetas provêm do mesmo indivíduo. Na fecundação cruzada os gâmetas vêm de indivíduos diferentes. A fecundação cruzada acontece nos seres da nossa espécie, por exemplo.
Resposta. Para realizar a fecundação cruzada entre duas plantas de ervilha é preciso abrir previamente a quilha de algumas flores e cortar suas antenas, o que corresponde a “castrar” a parte masculina.
Fecundação Cruzada: Ocorre em seres monoicos (maioria) e dioicos. Há maior variabilidade genética. Há troca de gametas entre os indivíduos.
Os gametas se encontram e se fundem em um processo chamado fecundação cruzada. Na fecundação cruzada, as características de indivíduos diferentes se misturam e isso aumenta a variabilidade genética, que é uma vantagem pois torna os descendentes mais fortes.
A importância da fecundação se dá pelo junção entre células distintas a fim de fundar um ovo. Dentre as características mais marcantes dos seres vivos pode - se citar a reprodução, a evolução e o instinto. Assim sendo, por meio da reprodução os seres vivos podem garantir a manutenção da vida da espécie.
A função da de fecundação, portanto, é impedir a entrada (ou penetração) de outros espermatozoides, para que a fecundação ocorra perfeitamente.
Os óvulos são gametas femininos formados a partir de ovogônias (células precursoras) em um processo chamado de ovulogênese ou ovogênese. O óvulo humano é, na verdade, um ovócito secundário, que tem forma esférica e é constituído por membrana plasmática, citoplasma e núcleo.
A ovulogênese é o processo de formação dos gametas femininos. ... Também chamada de ovogênese, a ovulogênese é o processo no qual ocorre a formação dos óvulos. Esse processo tem início antes do nascimento da mulher, ou seja, durante o seu desenvolvimento embrionário, mais ou menos no terceiro mês de sua vida intrauterina.
A função do ovulo está ligado a reprodução,ele protege o megasporângio ou seja as estruturas que produzem os gametas femininos da planta e a sua fecundação e desenvolvimento origina a semente.
Semente é o óvulo maduro e já fecundado das plantas gimnospermas ou angiospermas.
Nas plantas com sementes, o gameta feminino não é o óvulo e, sim, a oosfera. O óvulo é uma estrutura que contém a oosfera, entre outras células. ... Os arquegônios são os órgãos produtores do gameta feminino, a oosfera, e estão presentes nos gametófitos. Depois da fecundação, o óvulo transforma-se em semente.
O pólen forma um longo tubo, o tubo polínico, que cresce pistilo adentro até atingir o óvulo. ... O tubo polínico atinge exatamente a micrópila ovular e um dos dois núcleos espermáticos do pólen fecunda a oosfera, originado o zigoto. Este dará origem ao embrião.
Os tubos polínicos agem como condutos para transportar as células do gâmeta masculino do grão de pólen, seja do estigma (em planta com flor) para os óvulos na base do pistilo ou diretamente através do tecido do óvulo em alguns gimnospermas.