Casca de abóbora pode aparecer em saladas e até no arroz Por ser rica em fibras, vitamina C e ter antioxidantes, dentre suas vantagens está o fortalecimento dos ossos e dentes, aumento da imunidade e, ainda, combate ao câncer e a problemas ligados ao sistema cardiovascular.
No forno: se a abóbora for muito grande, uma boa solução para amolecer sua casca é o forno! Para aquecê-la, basta lavar bem a abóbora e, em seguida, enxugá-la. Com uma faca afiada, faça pequenos cortes pela casca e, em seguida, leve ao forno preaquecido a 200º C por cerca de 20 minutos.
A casca de abóbora é rica em fibras, vitamina C e carotenóides. O consumo deste último nutriente auxilia na prevenção de doenças cardíacas e câncer, também previne problemas de visão e de pele.
Ingredientes:
Japonesa ou cabotía Muito usada para o preparo de massas, caldos e sopas, a abóbora japonesa, ou cabotía, é o tipo mais indicado pelos nutricionistas.
5 tipos de abóboras para você conhecer e saborear; confira...
Qual abóbora eu escolho? Macia e com menor concentração de água, a cabotiá, também conhecida como abóbora japonesa, é ideal para fazer purês, nhoques e sopas. Mais úmida e fibrosa, a abóbora de pescoço é a ideal para o preparo de doces e pães.
Em geral a moranga só é consumida madura, quando a polpa tem gosto adocicado. Escolha frutos com pedúnculo, com casca dura, sem machucados e sem brilho. Pequenas cicatrizes superficiais na casca não comprometem a qualidade do fruto.
Quando colher abóbora Colheita em meados de setembro. Um pré-requisito é ter tempo para cortar todas as frutas antes do início da geada. Caso contrário, a abóbora congela e estraga rapidamente. Colhida em um dia seco e bom.
É e não é a mesma coisa. Os dois são da mesma família e (assim dizem) a diferença parece ser puramente cultural, pro sul e sudeste chamam de abobora e norte e nordeste jerimum.
Moganga (na Madeira), mogango ou bugango (nos Açores, Canárias e regiões do Brasil de imigração açoriana) e moranga (no Brasil), são nomes vulgares, possivelmente com origem na língua quicongo, dados a algumas variedades de abóbora das espécies Cucurbita maxima, também conhecida na Madeira por abóbora amarela, e ...
Abóbora seca: a maior de todas as abóboras, ela pode chegar a pesar até 15 kg! Ela é excelente para fazer doces e salgados, mas é especialmente boa no preparo de um delicioso pão de abóbora.
COMO ESCOLHER: o ideal é que tenha cor laranja uniforme. A casca deve estar lisa, sem rachaduras e firme ao ser apertada. As pequenas são as mais doces.
Como escolher: Selecione as de casca lisa, sem manchas e sem brilho (as brilhantes indicam que o vegetal foi colhido muito cedo). Observe também o tamanho: abóboras muito grandes tendem a ser menos saborosas. Se preferir comprar o vegetal em pedaços, evite aquele que tiver manchas escuras próximas à casca.
Agricultor mantém coleção com 150 variedades de abóbora em sítio no PR. Entre os diferentes formatos, há frutos parecidos com ovo e cisne. Aprenda a preparar uma receita bem prática de doce de abóbora.
Abóbora Takayama se destaca pela produtividade e é a preferida dos agricultores há 40 anos. No Brasil, o cultivo de abóbora japonesa se mantém estável ao longo dos anos.
Espaçamento ideal na produção de abóboras
Cultivar de abóbora rende até 40 toneladas por hectare - Jornal Dia de Campo.
Espalhe de quatro a cinco sementes por monte - mantendo de duas a três vivas quando as mudas alcançarem de 7 cm a 10 cm - ou faça o transplante de diversas mudas, deixando por volta de 180 cm entre os montes. Em pequenos espaços, você vai conseguir plantar de 1 a 2 montes.
Por se tratar de uma planta das américas, a abóbora possui baixa resistência ao frio. Em locais com baixas temperaturas, recomenda-se que a abóbora seja cultivada entre setembro e fevereiro.
Abóbora ou jerimum, fruto da aboboreira, é uma designação popular atribuída a diversas espécies de plantas da família Cucurbitaceae (ordem Cucurbitales), nomeadamente às classificadas nos géneros: Abobra - uma única espécie, nativa da América do Sul.
América do Sul