Anelídeos (Filo Annelida) são animais de corpo segmentado que vivem em diferentes ambientes, como água doce e solo úmido. Atualmente são conhecidas cerca de 16.
Os anelídeos são animais pertencentes ao filo Annelida e que possuem o corpo alongado e cilíndrico com inúmeros anéis dispostos em sequência, o que justifica o nome do filo. São animais encontrados em ambientes de água salgada ou doce e também em ambientes úmidos, de terra firme.
apresentam corpo alongado. o corpo está dividido em metâmeros, também conhecidos como anéis. em relação à alimentação, os anelídeos podem ter uma dieta carnívora, hematófaga ou a base de restos de matéria orgânica. em relação a respiração, os anelídeos a fazem de forma cutânea, ou seja respiram através da pele.
Os anelídeos também, em sua maioria, apresentam cerdas de quitina que podem ser rígidas e curtas ao longo do corpo que auxiliam os animais terrestres na fixação ao substrato ou longas que auxiliam os animais aquáticos na natação.
Anelídeos
No filo Annelida encontram-se alguns animais que você conhece bem, como as minhocas e as sanguessugas. E outros que, embora não sejam tão famosos, são os mais numerosos em termos de espécies: os poliquetas. O nome annelida, ou simplesmente anelídeos, vem do latim annulus que significa anel.
Metameria, em zoologia, é sinônimo de segmentação corporal. Está presente nos filos Annelida, Arthropoda e Chordata, e consiste na organização do corpo em segmentos (iguais ou semelhantes), que se repetem ao longo do seu comprimento, no eixo ântero-posterior. Esses segmentos também podem ser chamados de metâmeros.
Isomeria química em que os compostos têm o mesmo peso molecular e que são explicados por fórmulas planas. Divisão ou disposição em segmentos (metâmeros).
proteção contra alguns dos agentes físicos e químicos prejudiciais a eles; a conservação da água do corpo; melhor encaixe dos músculos, maior agilidade e força desproporcional ao seu tamanho.
Muda ou ecdise é um processo que ocorre em artrópodes e caracteriza-se pela troca do esqueleto desses animais para garantir o seu crescimento. Esse processo é essencial, pois esses invertebrados apresentam um esqueleto externo, o que impossibilita um crescimento contínuo.
A segmentação ou metamerismo consiste na divisão longitudinal do corpo em unidades repetitivas (segmentos) que dão origem internamente a compartimentos na cavidade corporal (celoma) separados por septos.
Esse tipo de segmentação ocorre nos ovos telolécitos. ... A segmentação meroblástica superficial ocorre nos ovos centrolécitos. As células embrionárias ficam dispostas na superfície do ovo.
(UFU) São exemplos de animais que apresentam ovos ricos em vitelo e com segmentação meroblástica superficial: a) Galinhas e perus.