Vantagens da compostagem para o meio ambiente
Sabe-se que implementação do aterro sanitário tem como o principal objetivo a redução do impacto do lixo no mundo, especialmente sobre a contaminação do solo, água e ar. Vantagem: Evita contaminação,odores e doenças. Desvantagem: Localização e vida útil.
Essa é uma obra de engenharia projetada para reduzir os danos que o lixo causa à natureza. A base do aterro é coberta com uma camada impermeável de plástico, o que evita que o chorume produzido infiltre no solo e chegue aos lençóis freáticos. Essa manta é recolocada a cada 5 metros de lixo acumulados verticalmente.
A VANTAGEM É QUE O ATERRO CONTROLADO É UMA TENTATIVA DE MINIMIZAR OS PROBLEMAS RELACIONADOS AOS RESÍDUOS SÓLIDO. É UMA TENTATIVA DE TORNAR O LIXÃO E ATERRO. JÁ AS DESVANTAGENS SÃO QUE MUITAS VEZES, O CHORUME NÃO É DEVIDAMENTE TRATADO E O MANEJO DOS RESÍDUOS NÃO É EFICAZ.
Reciclagem; Tratamento dos resíduos sólidos; Disposição final ambiental adequada dos rejeitos.
Resposta. Incineração, reciclagem e compostagem.
É feita alguma captação de chorume e gases mesmo que de forma simples. O maior objetivo é minimizar os impactos ambientais. Por fim, o que seria mais adequado é o aterro sanitário, onde há cuidado com os gases e o chorume gerado pelo lixo.
Sete dicas para reduzir a geração de resíduos em casa
Sendo assim, as tecnologias para tratamento de resíduos sólidos mais utilizados são: o tratamento mecânico, bioquímico e térmico. Dentre eles a reciclagem, compostagem e incineração.
Como tratar e destinar os resíduos da sua empresa corretamente
Além da poluição do ar, terra e água, a má gestão dos resíduos tem efeitos prejudiciais à saúde pública (devido à poluição ambiental e à possível transmissão de doenças infecciosas transportadas por vetores) e à degradação ambiental em geral, bem como aos impactos paisagísticos.
A constante ação humana, seguida do descarte indevido de resíduos causam a contaminação do solo e tem como principais poluentes: o acúmulo de resíduos sólido, como embalagens de plástico, papel e metal, e de produtos químicos, como fertilizantes, pesticidas e herbicidas.
O descarte inadequado de lixo leva à formação de ilhas de lixo nos rios, prejudicando a sobrevivência da fauna e flora de diversas regiões. Os efeitos podem ser sentidos por muito tempo, visto que alguns materiais, como o plástico, demoram centenas de anos para se decompor.