Homologadas: Terras que possuem os seus limites materializados e georreferenciados, cuja demarcação administrativa foi homologada por decreto Presidencial. Regularizadas: Terras que, após o decreto de homologação,foram registradas em Cartório em nome da União e na Secretaria do Patrimônio da União.
Os Kaingang, com os Terena, Krenak, Fulni-ô, Guarani e Atikum, ocupam três terras indígenas na região oeste do estado (nos municípios de Avaí, Braúna e Arco-Íris: TI Araribá, TI Icatu e TI Vanuire). No Estado de São Paulo, são 31 as terras indígenas com algum tipo de reconhecimento pela Funai.
Mostrando todas as Terras Indígenas na base de dados: total de 724
No Rio Grande do Sul, em 2010 viviam 18,5 mil indígenas de grupos étnicos Guarani, Mbia Guarani, Kaingang e mistos. Conforme dados disponíveis2 o Estado possui em torno de 140 terras indígenas.
Acampados sob o intenso frio do Sul do país, sobrevivem há décadas em pequenos pedaços de terra entre as cercas do latifúndio e o asfalto das rodovias. os poderes públicos nada fazem a não ser esconder a realidade.