Outros segmentos importantes são o alimentício, têxtil, eletroeletrônico, mecânica, metalúrgico, siderúrgico, construção civil, autopeças e mineradoras – Minas Gerais apresenta grande riqueza mineral, sendo grande produtor de ouro, zinco, bauxita (segundo maior do Brasil) e minério de ferro (maior produtor nacional).
Minas Gerais representa riqueza cultural, tanto na culinária, quanto nas paisagens. Minas Gerais é um estado brasileiro muito apreciado principalmente pela culinária, com pratos renomados como o feijão tropeiro, consumido em diversos lugares do país. É o estado que mais possui municípios no Brasil, são 853 cidades.
O DNA extraído de seus ossos está relacionado ao DNA dos esqueletos do povo de Lagoa Santa, um grupo de humanos antigos que habitou o Brasil central – mais especificamente as grutas no entorno de Lagoa Santa (MG) – entre 10 mil e 9 mil anos atrás.
“Aqui os alimentos naturalmente disponíveis – muitas frutas e tubérculos – podem gerar mais cáries.” Ele aposta no pequi e no jatobá, muito usados até hoje na região, como uma fonte alimentar já naquele tempo. São frutos ricos em carboidratos e fragmentos carbonizados foram encontrados nos sítios de Lagoa Santa.
Até agora, não foi encontrado nenhum fóssil de humano tão antigo quanto ela em todo o continente americano. E ela não estava sozinha. Fazia parte do Povo de Luzia, um dos povos que viveram na região de Minas Gerais, em diferentes períodos. Viviam da caça, da pesca e da coleta de frutas e outros vegetais.