A pesquisa em questão proporcionou a identificação de 13 necessidades humanas básicas alteradas: eliminação, comunicação, oxigenação, lazer, integridade cutâneo-mucosa, recreação, cuidado corporal, liberdade, nutrição, aceitação, hidratação, sono e repouso, exercício e atividades físicas.
As Necessidades Humanas Básicas (NHB) são necessidades comuns a qualquer ser humano, portanto, são universais. O que varia de um indivíduo para outro é a sua manifestação e a adequada maneira de satisfazê-las ou atendê-las.
As necessidades necessárias incluem a liberdade, a autonomia, a auto-realização, a auto-determinação, a atividade moral, a reflexão, entre outras. Assim, nem toda necessidade é carecimento, pois, em se tratando das necessidades necessárias, seu contínuo aperfeiçoamento nos humaniza progressivamente(2).
Onde existem as necessidades primárias (básicas) que são as fisiológicas e as de segurança e as necessidades secundárias, que são as sociais, estima e auto-realização. Abaixo a explicação de cada uma delas: 1 – Necessidades fisiológicas: São aquelas que relacionam-se com o ser humano como ser biológico.
Henry Murray (1938), um dos primeiros a pesquisar sobre o assunto, classificou as necessidades em necessidades primárias ou viscerogênicas, que são as necessidades de natureza biológica (fome, sede, sono), e necessidades secundárias ou psicogênicas, que são necessidades que derivam de uma necessidade primária ou são ...
Maslow define cinco categorias de necessidades humanas: fisiológicas, segurança, afecto, estima e as de autorrealização. Esta teoria é representada por uma pirâmide onde na base se encontram as necessidades mais básicas pois estas estão directamente relacionadas com a sobrevivência.
Maslow apresentou uma teoria da motivação, segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência, em cuja base estão as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas ou básicas) e no topo, as necessidades mais elevadas (as necessidades de ...
Entendendo a teoria de Maslow Conhecida por Pirâmide de Maslow ou Teoria das necessidades humanas, o modelo sugere que nós, seres humanos, somos motivados em satisfazer cinco necessidades básicas: fisiológicas, de segurança, social, de autoestima e de realizações pessoais.
No topo da Pirâmide de Maslow, estão as necessidades de realização pessoal, que são as mais complexas da existência humana.
Nesse contexto está sob enfoque muitas teorias motivacionais, entre elas as teorias dahierarquia das necessidades (Maslow), comprovando assim uma melhoria no clima organizacional, pois quanto mais motivado for o funcionário, maior será seu desempenho.
A motivação no trabalho leva os recursos humanos, “além de buscarem satisfações pessoais, a realizarem os objetivos da organização”. De acordo com Reeve (2006, p. 125), motivação “é uma energia interna, algo que vem de dentro do indivíduo, fazendo com que este se coloque em ação”.
A motivação nas organizações pode impactar seu negócio de forma positiva. Funcionários desmotivados e desgostosos irão aumentar o índice de turnover e seus gastos e comprometer a performance ou a produtividade. Uma vez que não criam nenhum vínculo com a empresa ou com seu desempenho no mercado.
Na administração, a teoria dos dois fatores de Herzberg é a teoria proposta por Frederick Herzberg que aborda a situação de motivação e satisfação das pessoas....Teoria dos dois fatores de Herzberg.
Segundo a Teoria da Motivação, desenvolvida pelo psicólogo Frederick Herzberg, o nível de rendimento dos profissionais varia de acordo com sua satisfação no trabalho, depende de como se sentem neste ambiente e dos fatores que influenciam em sua motivação e desmotivação.
Surgimento da Teoria dos Dois Fatores Foi assim que em 1959, com a publicação do livro: The Motivation to Work, que o psicólogo apresentou os dois fatores que despertam felicidade ou decepção nos colaboradores.
O objetivo básico da teoria de McCLELLAND é explicar a importância dos fatores e processos psicológicos no desenvolvimento econômico. Ele está interessado em estudar os valores e motivações que levam os homens a explorar as oportunidades e a tirar vantagens das condições favoráveis de comércio.