Leis da Fertilidade do Solo
Observamos com a lei do mínimo que o pleno desenvolvimento da colheita depende de garantir uma nutrição completa das plantas. ... O nome de Lei do Mínimo veio de uma afirmação de Liebig. Precisamente esta: O crescimento de uma planta é dependente da quantidade de alimento que se lhe apresente em quantidade mínima.
Uma maneira simples e barata de melhorar a fertilidade do solo é através do plantio de adubos verdes ou culturas de cobertura, que adicionam matéria orgânica e nitrogênio ao solo, aumentam a atividade biológica e recuperam nutrientes lixiviados (lavados) para as camadas mais profundas.
O nível de fertilidade do solo resulta das características naturais do solo e das interações que ocorrem entre esses três componentes. A maioria das características que contribuem para a fertilidade do solo, como o pH do solo e a suscetibilidade do solo à compactação, dependem das partículas do solo.
Na subdivisão devem ser levados em consideração os seguintes aspectos: posição no relevo (solo de morro, encosta ou baixada), cor do solo, textura do solo, histórico de uso e manejo (culturas anteriores, calagens, adubações, etc.), drenagem da área, presença de erosão, etc.
Mantenha a fatia de terra sobre a pá e corte-a em três partes, descartando as bordas. Coloque a porção central em um balde plástico limpo. A amostra também pode ser tirada com um trado. Neste caso, para cada local de amostragem, introduza o trado no solo até a profundidade de 17 a 20 cm e retire-o do solo sem torcer.
Adicione enxofre elementar a um solo que estiver muito compactado ou que tiver muita argila.