No Handebol, a lógica do jogo apresenta quatro fases nas quais são constantes as ações dos atletas em oposição e colaboração. São elas: ataque, defesa, transição à defesa e contra-ataque. Desse modo, podemos dizer que equivalem aos aspectos técnico-táticos da Pedagogia do Esporte: a.
Posições No Handebol
Ataque em circulação: neste sistema de ataque os jogadores precisam manter-se em movimento o tempo todo, e precisam também mudar o posicionamento em quadra. Ataque posicionado: no ataque posicionado todos os jogadores possuem posição fixa em quadra, sendo que apenas a bola é quem circula entre eles.
Pontas. Os pontas são encarregados de participar das ações de ataque, atuando nas proximidades das linhas laterais do campo, próximos ao ponto de escanteio. Eles têm a função de atrair a defesa adversária, proporcionando um espaço maior entre os jogadores defensores no centro da quadra.
Os Meias ou Amadores Laterais no Handebol Os meias no Handebol são jogadores de força e muito importantes nas ações ofensivas e defensivas. O Meia Direita ou Armador Direito atua do centro para o lado direito da quadra e o Meia Esquerda ou Armador Esquerdo atua do centro para o lado esquerdo da quadra de Handebol.
Armador central: como o nome indica, é o jogador responsável por "armar" as jogadas, isto é, se localiza no meio da quadra, tem lances longos e uma boa visão de jogo. Goleiro: como no futebol e no futsal, o goleiro do handebol deve bloquear os chutes a gol realizados pelo time adversário.
Meias ou armadores laterais Os atletas dessa posição no handebol tendem a ser jogadores mais fortes e altos, têm boa impulsão e arremessam bem de longa distância. Os jogadores que atuam nessa posição também são chamados de armador pela direita e armador pela esquerda.