A partir dos quatro centímetros de dilatação, diagnosticada pelo toque vaginal, entra a chamada fase ativa, ou final do trabalho de parto verdadeiro, quando a parturiente apresenta em média, 3 a 5 contrações com duração entre 20 a 60 segundos, em 10 minutos de observação e que promovem a dilatação progressiva do colo ...
Saiba mais sobre a etapa mais longa do trabalho de parto. A fase latente corresponde ao período que compreende o apagamento do colo do útero e a fase inicial de dilatação. Num primeiro parto, pode durar, em média, oito a 12 horas.
Fase ativa A partir desse momento, as contrações tornam-se dolorosas, pois a frequência e intensidade aumentam progressivamente no intuito de promover a rápida dilatação do colo uterino. Costuma durar de 2,4 a 5,2 horas em multíparas e de 4,6 a 11,7 horas em primíparas.
Apenas 5% das mulheres têm período expulsivo superior à 2 ou 3 horas. Em geral, este período dura de 30 a 60 minutos e exige a presença de um profissional ao lado da mulher em tempo integral.
Da 2ª gestação em diante, esse tempo tende a ficar cada vez mais curto. No entanto, cada parturiente tem o seu próprio ritmo de trabalho de parto e, enquanto algumas mulheres podem precisar de todas essas horas, há outras que têm bebês entre 6 e 3 horas.
Se uma mulher inserir um espéculo em sua vagina e abrir, ela verá o colo do útero, que parece um rosquinha rosa a cerca de 7 a 15 cm da abertura de sua vagina. Ela também pode senti-lo no fundo da vagina se introduzir os dedos médio e indicador.
A principal causa do útero baixo é o prolapso uterino, em que os músculos que sustentam o útero enfraquecem, causando a descida do órgão. O prolapso uterino acontece com mais facilidade em mulheres idosas e naquelas que tiveram vários partos normais ou estão na menopausa.
Localização do bebê dentro do saco gestacional em relação a placenta e para ser menina o embrião deve estar fixado do lado esquerdo de onde será a futura placenta. Para ser considerado do sexo masculino, do lado direito do local onde se formará a placenta (está ligado ao útero).
Alguns testes de farmácia mais atuais detectam a gravidez até 4 dias antes da data prevista da menstruação, mas o ideal é esperar pelo primeiro dia de atraso.
Sintomas da gravidez:
Antes do atraso menstrual é possível que sejam notados alguns sintomas que podem ser indicativos de gravidez, como seios doloridos, náuseas, cólicas ou dores abdominais leves e cansaço excessivo sem motivo aparente. No entanto, esses sintomas também podem ser indicativo de que o período menstrual está próximo.
2 semanas após o período fértil já é possível fazer um teste de gravidez. Qualquer casal que está tentando engravidar sabe como pode ser estressante essa famosa espera de 2 semanas, que é o tempo entre a ovulação e quando você pode fazer um teste de gravidez (ou a menstruação aparecer).