As características principais dos cordados são a presença de notocorda, sistema nervoso dorsal, fendas branquiais e cauda em alguma etapa da vida. São triblásticos, celomados, metamerizados e deuterostômios. A maioria possui esqueleto e sistema circulatório fechado, com coração ventral.
Todos os cordados (protocordados e vertebrados) apresentam notocorda e fendas branquiais em pelo menos uma das fases da vida. ... As características fundamentais e exclusivas de um cordado são a notocorda, o tubo nervoso ou tubo neural e as fendas faríngeas ou branquiais.
A notocorda é uma estrutura embrionária que tem origem ainda no estágio de nêurula e é originada pela mesoderma (ou mesoderme), um folheto embrionário presente nos seres vivos triblásticos. Ao longo do desenvolvimento do embrião, a notocorda sumirá e no lugar aonde ficava surgirá a coluna vertebral.
A notocorda surge pela transformação do bastão celular do processo notocordal. O assoalho do processo notocordal funde-se com o endoderma e degeneram. Ocorre então a proliferação de células notocordais a partir da extremidade cefálica, a placa notocordal se dobra e forma a notocorda (figuras 3 e 4).
O dobramento do embrião ocorre após a formação do disco embrionário tridérmico. E consiste no achatamento deste disco em um embrião aproximadamente cilíndrico. O rápido desenvolvimento do embrião e mais especificamente do tubo neural, é o que leva aos dobramentos do embrião nos planos longitudinal e transversal.
No embrião humano, o primeiro local de formação de sangue é o saco vitelino. Mais tarde na vida embrionária, o oliver se torna o órgão formador de glóbulos vermelhos mais importante, mas logo é sucedido pela medula óssea, que na vida adulta é a única fonte de glóbulos vermelhos e granulócitos.
Os glóbulos vermelhos, a maior parte dos glóbulos brancos e as plaquetas são produzidos na medula óssea, o tecido macio e gorduroso encontrado nas cavidades ósseas.
Os leucócitos são células sanguíneas especializadas em defender o corpo contra organismos estranhos. Os leucócitos (também chamados de glóbulos brancos), assim como as hemácias, são elementos figurados do sangue. Essas células são formadas no adulto dentro dos ossos, na medula óssea vermelha.
A cor vermelha das hemácias resulta de um pigmento vermelho denominado de hemoglobina. ... As hemácias são produzidas (eritropoiese) na medula óssea e, após um período médio de 120 dias, ocorre a sua destruição, que é feita no fígado e baço.
As hemácias são produzidas na medula óssea vermelha e, após cerca de 120 dias, essas células são destruídas no baço.