As cantigas poderiam ser de amor, de amigo ou satírica. Dos instrumentos utilizados, os que mais condiziam com as características do trovadorismo eram a lira, a flauta, a viola e a harpa. De uma forma geral, as características do trovadorismo têm ligação com a lírica grega, que aconteceu períodos antes.
Resposta. Resposta: ) São características da cantiga de amor, EXCETO: a) O cavalheiro dirige-se à mulher amada como uma figura idealizada, distante. ... Gira em torno da mesma mulher.
7. São características principais das Cantigas de Amigo, Exceto: a) Eu lírico feminino.
Resposta: Embora sejam escritas por homens, as cantigas de amigo têm um eu-lírico feminino, muitas vezes saudosa de seu amado. ... Contudo, na Idade Média, como se observa nas cantigas medievais, a palavra A M IG O significou: c) namorado.
Sobre as cantigas trovadorescas todas estão corretas, exceto: * 2 pontos. Nas cantigas de amor o trovador canta esse sentimento como não correspondido pela mulher amada. ... As cantigas de amigo a mulher se queixa da ausência de seu amado; Na cantiga de maldizer o homem canta com delicadeza a beleza feminina.
É correto afirmar sobre o Trovadorismo que os poemas são produzidos para ser encenados. as cantigas de escárnio e maldizer têm temáticas amorosas. nas cantigas de amigo, o eu lírico é sempre feminino. as cantigas de amigo têm estrutura poética complicada.
O Trovadorismo foi uma escola literária surgida na Idade Média, por volta do século XI, com aspecto popular e voltadas para a recitação. O Trovadorismo não produzia poemas para ser encenados, posto que o teatro "mundano" era mal-visto na Idade Média, e sim para serem lidos em feiras populares e rememorados.
Questão 5. Sobre a linguagem do trovadorismo português é correto afirmar: ... A literatura trovadoresca portuguesa foi manifestada na poesia e na prosa. Na poesia destacam-se as cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer, que eram escritas pelos trovadores e cantadas pelos jograis.