É uma prática voltada para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde a partir do diálogo entre a diversidade de saberes, valorizando os saberes populares, a ancestralidade, a produção de conhecimentos e a inserção destes no SUS.
Como síntese propositiva para os caminhos que justificam a vigência da educação popular, relacionam-se três pontos cruciais: a reinvenção da utopia e da esperança, a possibilidade de uma episteme do popular e a reordenação de outros mundos de trabalho.
O que caracteriza a educação popular é esta sua relação estreita com os setores marginalizados da sociedade na medida que reconhece a legitimidade do saber que aí se produz e fora ignorado pelo academicismo clássico.
2) Como o “saber” é reconhecido na educação popular. Marque a resposta certa de acordo com as leituras realizadas: a) O educador é um sujeito com saberes específicos, ou seja, distintos dos saberes dos alunos e, por isso, os seus conhecimentos são mais importantes do que dos educandos.
Frase de Paulo Freire “Quando o homem compreende a sua realidade, pode levantar hipóteses sobre o desafio dessa realidade e procurar soluções. Assim, pode transformá-la e o seu trabalho pode criar um mundo próprio, seu Eu e as suas circunstâncias.”
O maior desafio dentro da pedagogia critica é desenvolver nos oprimidos a capacidade de reconhecer suas opressões e a consciência de si mesmo, possibilitando-lhes reagir a elas.
Novos movimentos sociais são movimentos que surgiram no final do século XX e têm gordura na transformação cultural grande parte dos meios e fios de sua ação. A expressão “novos movimentos sociais” supõe diferenças em relação aos movimentos sociais tradicionais.
Movimentos sociais contemporâneos
Normalmente os novos movimentos sociais se articulam através de redes constituindo pautas reivindicatórias coletivas, convergindo interesses, organizando ações conjuntas e buscando visibilidade social.
Os Movimentos Sociais são um grupo de pessoas que atuam conjuntamente para modificar algum aspecto da sociedade. Estes movimentos surgem da iniciativa cidadã, quando um grupo percebe que não tem os mesmos direitos que os demais membros da sociedade.
Resposta. Resposta: por interesse coletivo e idividual.