Na América países como: México, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai foram povoados por espanhóis. Exceto o Brasil que foi ocupado por portugueses que também ficaram com outros países da África; Angola, Moçambique, Guiné Bissau, Cabo Verde, etc.
As chamadas colonias de exploração são localidades ( terras) , as quais uma metrópole chega com a finalidade de colonizar e explorar algo de valor existente na colonia, o objetivo de colonizar é justamente explorar recursos, conseguir trabalho escravo e conquistar as grandes propriedades.
Visto que as colônias eram os territórios conquistados pela metrópole, a colônia de exploração servia como um gerador de lucro para a metrópole, que estava interessada em explorar os recursos da região conquistada e enviar todos os lucros obtidos para o país de origem.
Os países considerados latinos tiveram uma colonização de exploração, ou seja, apenas forneciam riquezas oriundas da natureza (madeira, pedras preciosas, entre outros) e cultivavam produtos tropicais (cana-de-açúcar, café, borracha, entre outros).
A colonização portuguesa no Brasil se efetivou a partir da exploração, povoamento, extermínio e conquista dos povos indígenas (povoadores) e das novas terras.
O processo de colonização do Brasil foi conseqüência do já desenvolvido processo de expansão marítima realizado pelos portugueses. Durante o século XV, os portugueses ocuparam regiões estratégicas da Ásia e da África que poderiam ser utilizadas como foco de expansão comercial.
Portugal iniciou a colonização do Brasil por duas principais razões: a possibilidade de invasão do território por outras potências europeias (em especial a França, que por duas vezes tentou estabelecer colônia no território brasileiro) e na busca por oportunidades comerciais.
A colonização do Brasil iniciou-se, em 1500, com a chegada dos portugueses ao nosso território, embora ações efetivas de colonização só tenham se desenvolvido na década de 1530, com o estabelecimento das capitanias hereditárias. ... A colonização também ficou marcada por inúmeras revoltas.
Brasil Colônia é o período que se estende de 1530, com a missão “exploradora” de Martim Afonso de Souza, a 1815, quando o então Estado do Brasil tornou-se Reino de Portugal, Brasil e Algarves.
Existem dois tipos de colonização: de exploração e de povoamento. No Brasil, por exemplo, a de exploração foi a que predominou, pois os portugueses vieram para o nosso país, a partir de 1500, para retirar recursos naturais e minerais (pau-brasil, ouro, diamantes) ou para produzir açúcar, levando o lucro para Portugal.
verbo transitivo direto Fazer com que seja transformado em colônia; desenvolver colônia(s): Portugal colonizou o Brasil durante séculos. Modo de habitação de colono: algumas civilizações seguem colonizando a África.
2. Povoar ou residir na condição de colono; 3. (Figurado) Ocupar, tomar ou invadir.
Colônias de povoamento são, geralmente, terras utilizadas para moradia e subsistências dos colonizadores. ... Colônias de exploração : as quais a metrópole tem como interesse apenas explorar os recursos naturais da colônia para enriquecer e levar todo lucro a seu país de origem.
Suas vidas eram comuns eles eram responsáveis pela administração da colonia, entre os colonos tinha os mascates que vendiam de um lugar a outro, para a manutenção da fé cristã tinham os padres, missionários... também tinham os que arrecadavam tributos....
A história muda conforme a utilização do termo e seus interesses. O colono não era dono da sua terra. Já, o agricultor é dono do seu pedaço. Ela enfatiza que os agricultores são grandes trabalhadores e fazem a diferença na produção local.
Eram colonos os senhores de engenho, os fazendeiros, os lavradores, os proprietários de lavras auríferas e de oficinas artesanais, os donos de charqueadas e os criadores de gado.
Resposta. Resposta: os objetivos dos colonos adentrarem o interior do Brasil, consistia em diversos fatores, como: a procura de riquezas (ouro, prata, pau-Brasil e matérias preciosas da época), reconhecimento territorial, busca e captura de indígenas para o trabalho escravo, catequização dos nativos etc..
Entre os primeiros portugueses a chegarem no Brasil, estavam os imigrantes mais abastados que aqui se fixaram principalmente em Pernambuco e na Bahia. Vieram para explorar a produção de açúcar, a atividade mais rentável da colônia nos séculos XVI e XVII. Estavam em busca de investimentos lucrativos.
Na altura em que os portugueses chegaram ao Brasil, haviam apenas índios em terras brasileiras. ... As principais riquezas que vieram a ser aproveitadas no Brasil eram desprezadas pelos Índios. O pau-brasil, usado em tinturaria, não tem sentido para um povo que vivia nu. A cana-de-açúcar, nem a conheciam.
A chegada dos portugueses ao Brasil foi parte do processo das grandes navegações. Pedro Álvares Cabral foi o líder de uma expedição composta por 13 embarcações e cerca de 1200 homens. O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, no dia 22 de abril de 1500.
Significado de Pincelada substantivo feminino Traço, toque de pincel; pincelagem. [Figurado] Ato de retocar, dando os últimos acabamentos em; retoque. Etimologia (origem da palavra pincelada). Feminino de pincelado, particípio de pincelar.
Resposta. Resposta: (Na República há eleição para presidente e na colônia o poder é exercido por uma metrópole.)
República: Forma de governo em que um ou vários indivíduos são eleitos pelo povo para exercerem o poder por tempo determinado. . Democracia: É um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo. Nem toda república é democrática.
IMPÉRIO: forma de governo em que o chefe do estado é o imperador ou imperatriz. ... REPÚBLICA: forma de governo em que o chefe é escolhido por representante ou cidadãos. O chefe pode ser chamado de presidente ou chefe de estado, uma das formas de governo mais atuais.