Quais Os Tipos De Sangue?

Quais os tipos de sangue

Os tipos de sangue são classificados de acordo com a presença ou ausência de aglutinogênio (antígeno) presentes na superfície das hemácias, ou de aglutininas, também chamadas de anticorpos.

O tipo A também tem uma probabilidade 20% maior de desenvolver câncer do estômago em comparação aos tipos O e B, e um risco 5% maior para doenças cardíacas em comparação ao tipo O. 

Quem pode doar sangue

Por mais incrível que pareça, existe de fato uma dieta baseada no tipo sanguíneo. Essa teoria foi desenvolvida pelo médico naturopata Peter d’Adamo e publicada em seu livro “Eat right for your type’’ que, traduzido, significa “Alimente-se corretamente de acordo com seu tipo”. O livro foi publicado em 1996 nos Estados Unidos. 

O exame que avalia as células do sangue é conhecido como hemograma e não é necessário ficar em jejum para realizar esse exame, sendo apenas indicado evitar bebida alcoólica 48 horas antes do exame e evitar realizar atividades físicas 1 dias antes, pois podem interferir nos resultados. Veja para que serve o hemograma e como interpretar.

Então, divulgaram o resultado do teste de hemaglutinação, nos quais 85% das diferentes amostras de sangue humano aglutinaram ao serem misturadas com o soro contendo anti-Rh.

Como doar sangue

Como doar sangue

Havia, ainda, um terceiro tipo de sangue, no qual as hemácias não carregavam nenhum antígeno, e o médico deu o nome de “zero”, que acabou sendo conhecido como tipo O devido a sua grafia.

E durante muito tempo, incluindo vários experimentos desastrosos que resultaram em mortes, a transfusão de sangue e os tipos sanguíneos foram um mistérios para a sociedade. Somente por volta dos anos 1900, um pesquisador chamado Karl Landsteiner deu passos mais significativos à compreensão que adotamos hoje sobre os tipos de sangue.

Algumas pesquisas tentam traçar paralelos entre os tipos sanguíneos e as doenças mais frequentes, indicando que pode haver maior ocorrência de patologias específicas em cada grupo. Quer saber mais sobre os grupos que circulam nas veias da humanidade? Veja no texto!

Tipos e antígenos sanguíneos

Ao findar a doação, será oferecido um lanche reforçado ao doador, para repor suas energias, pois é normal que o doador sinta-se fraco e tenha tonturas, apesar da quantidade de sangue retirada não chegar a meio litro e o organismo logo recompor esta perda.

A parte boa é que as pessoas com esse sangue apresentam um risco menor de sofrer de câncer pancreático e menor risco de morrer de malária do que os outros grupos sanguíneos. Em questão de mosquitos, são duas vezes mais propensas a repeli-los.

No entanto, não ocorre naturalmente de uma ser humano nascer com os anticorpos Anti-D em seu plasma, a não ser que o sangue Rh+ tenha sido introduzido anteriormente em seu organismo. 

O que é o sangue?

O que é o sangue?

Acreditando ou não, existem estudos que afirmam que os tipos sanguíneos refletem na personalidade da pessoa. A teoria mais bem difundida é a do professor japonês Tokeji Furukawa, de 1930. 

Ao dar continuidade em sua pesquisa, Karl observou que algumas hemácias tinham certos antígenos (substâncias que estimulam a produção de anticorpos) anexos em sua superfície, que atraem anticorpos (células de defesa) específicos que são responsáveis por destruí-las.

O que é o fator Rh

Ele verificou que certas amostras de sangue aglutinavam ou dissolviam suas hemácias (glóbulos vermelhos) quando recebiam uma segunda amostra de sangue via transfusão, enquanto outras não o faziam.

Nesse caso, profissionais em prontidão administram grandes quantidades de soro fisiológico por via venosa, pois isso impede que as hemácias coaguladas obstruam os túbulos renais.

Qual o tipo de sangue do seu filho

A parte sólida é composta por elementos figurados, que são as células como as hemácias, os leucócitos e as plaquetas e que desempenham papéis fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

As pessoas com sangue do tipo O podem doar sangue para qualquer pessoa mas só podem receber doações de pessoas com o mesmo tipo de sangue. Por outro lado as pessoas do tipo AB podem receber sangue de qualquer pessoa mas só podem doar para pessoas com o mesmo tipo sanguíneo. É importante que a transfusão só seja feita em pessoas que possuem compatibilidade, caso contrário pode haver reações transfusionais, o que pode gerar complicações.

A pessoa que deseja doar sangue deve ir a um dos postos de colheita de sangue, preencher um formulário com diversas questões sobre sua saúde e hábitos de vida. O formulário será analisado por um especialista e, se a pessoa estiver apta, poderá então sentar-se em uma cadeira confortável para que seja feita a doação.

Tipos de sangue

Como já mencionado, o organismo não produz anticorpos para o que faz parte de seu DNA, eles são apenas produzidos em situações raras como a descrita acima. Então, pessoas Rh- nunca iniciarão a produção de Rh+, pois, ao ter em seu plasma um anticorpo oposto ao seu antígeno correspondente, todas as suas hemácias seriam destruídas por ele. 

Na gravidez, quando a mãe é Rh negativo e o bebê é positivo existe probabilidade da gestante produzir anticorpos para eliminar o bebê podendo levar a um aborto. Por isso, as grávidas com este tipo de sangue devem consultar o ginecologista para verificar quando há a indicação de injeção de imunoglobulina anti-D, mas nunca há problemas graves numa primeira gravidez. Veja o que fazer quando o tipo de sangue da grávida é Rh negativo.

Apesar de muita gente passar boa parte da vida (ou até a vida toda) sem saber qual é o seu tipo sanguíneo, esse detalhe é fundamental caso seja necessário uma doação ou transfusão de sangue.