Em seus poemas Casimiro de Abreu abordava temas como a infância, a melancolia humana, o nacionalismo brasileiro e o sentimentalismo.
Principais Pontos Turísticos de Casimiro de Abreu:
Casimiro José Marques de Abreu (Barra de São João, 4 de janeiro de 1839 — Nova Friburgo, 18 de outubro de 1860) foi um poeta brasileiro da segunda geração do romantismo....
que saudades que tenho Da aurora da minha vida, Da minha infância querida Que os anos não trazem mais! Como são belos os dias Do despontar da existência! Que auroras, que sol, que vida, Que noites de melodia Naquela doce alegria, Naquele ingênuo folgar!
Casimiro de Abreu aborda a infância como tema.
que saudades que eu tenho Da aurora da minha vida, Da minha infância querida Que os anos não trazem mais ! Que amor, que sonhos, que flores...
Que amor, que sonhos, que flores, Naquelas tardes fagueiras À sombra das bananeiras, Debaixo dos laranjais! . Como são belos os dias Do despontar da existência! – Respira a alma inocência Como perfumes a flor; O mar é – lago sereno, O céu – um manto azulado, O mundo – um sonho dourado, A vida – um hino d'amor! .
O poema “Meus Oito Anos” faz parte do Livro I da coletânea “As Primaveras”, publicada por Casimiro de Abreu em 1859, que gira em torno da saudade da infância e da terra natal, a maior parte delas escritas durante sua estada em Lisboa.
Resposta esperada: O eu lírico viveu sua infância em um lugar rodeado por muita natureza e belas paisagens, como mar, laranjais, borboletas azuis, cachoeiras, campinas, um “céu bordado d'estrelas” etc.
5 Como vocês explicam a ocorrência de frases exclamativas no poema? Justifiquem citando versos. As frases exclamativas intensificam o encantamento pela infância (“Adormecia sorrindo / E despertava a cantar!”) e pela natureza brasileira (“À sombra das bananeiras, / Debaixo dos laranjais!”).