A poesia trovadoresca era uma espécie de poesia cantada, chamada de cantiga, acompanhada por instrumentos musicais, tais quais o alaúde, a citara e a harpa, por exemplo, caracterizando uma tradição oral e coletiva.
O Trovadorismo teve uma grande influência na literatura portuguesa, especialmente durante o reinado de Dom Dinis, que foi um grande incentivador das artes. Muitas das cantigas trovadorescas foram traduzidas para o português e adaptadas para a cultura local.
Além do trovador, havia os jograis, que interpretavam e musicavam as cantigas dos trovadores, e o segrel e o menestrel, que se uniam aos jograis tocando instrumentos e interagindo com o público.
Já as cantigas de amor eram compostas tanto por poetas homens quanto por poetas mulheres e retratavam o amor entre os nobres. Nessas obras, o amor era tratado como um sentimento nobre e elevado, capaz de superar todas as barreiras sociais.
Devemos ter em mente que o sistema feudal se encontrava em declínio, isto é, as classes sociais tão bem delimitadas no auge do feudalismo agora estavam em decadência e uma nova classe surgia: a burguesia mercantil.
Os trovadores eram poetas e músicos que tinham como função entreter a nobreza e propagar os ideais da corte. Eles eram considerados uma espécie de embaixadores culturais e exerciam grande influência na sociedade medieval.
As cantigas de amor eram compostas pelo trovador para expressar seus sentimentos em relação à mulher amada, enquanto as cantigas de amigo eram compostas para expressar os sentimentos de um amigo em relação a outro amigo.
O Trovadorismo surgiu durante as Cruzadas, que foram expedições militares cristãs para recuperar a Terra Santa do domínio muçulmano. Durante as Cruzadas, os trovadores viajavam com os exércitos e compunham cantigas para animar os soldados.
Além da importância histórica como um dos primeiros movimentos literários em língua vernácula, o Trovadorismo também foi responsável por influenciar outros movimentos literários que surgiram posteriormente, como o Renascimento.
A música era uma parte fundamental do Trovadorismo, já que as cantigas eram compostas para serem cantadas e acompanhadas por instrumentos musicais. A musicalidade era uma das características mais marcantes das cantigas trovadorescas.
Por último, mas não menos importante, devemos lembrar que durante toda a Idade média, a Igreja Católica possuía influência absoluta o que também refletiu em várias cantigas de cunho religioso.
No Brasil, o Trovadorismo também deixou sua marca na literatura. A poesia de Gonçalves Dias, por exemplo, é marcada pela emoção e pelo sentimento, características presentes na poesia trovadoresca.
É importante lembrarmos que numa época em que a população era majoritariamente analfabeta, a cultura era difundida principalmente pela oralidade, fato que garantiu a popularidade do Trovadorismo.
Os historiadores especialistas no assunto costumam limitar o Trovadorismo entre os anos de 1189 (ou 1198) e 1385, período esse que coincide com a formação de Portugal como reino independente.
De modo geral, podemos dizer que o Trovadorismo se tratava de uma reunião de cantigas para serem performadas em celebrações, feiras, assim como também nos castelos durante o apagar das luzes da Idade Média.
d) Valorizou recursos formais que tiveram não apenas a função de produzir efeito musical, como também a função de facilitar a memorização, já que as composições eram transmitidas oralmente.
Embora as cantigas de amigo retratassem as mulheres como seres frágeis e submissos, algumas obras escritas por mulheres desconstruíam esses estereótipos. A poetisa trobairitz Beatriz de Dia, por exemplo, compôs uma obra em que a mulher é descrita como uma figura forte e independente.
Os trovadores eram poetas e músicos que se apresentavam em festas e eventos sociais. Eles eram responsáveis por compor as suas próprias obras e por apresentá-las ao público, acompanhados de uma melodia que era tocada em instrumentos como a lira ou o alaúde.
Além disso, os trovadores também eram responsáveis por preservar a tradição oral da época, já que muitas das suas obras eram transmitidas de forma oral de geração em geração.
O Trovadorismo ainda é uma fonte de inspiração para muitos artistas contemporâneos. A obra de Chico Buarque, por exemplo, é marcada pela influência da poesia trovadoresca, especialmente nas suas canções mais românticas.
Portanto, para compreendermos melhor o Trovadorismo, devemos compreender certas características desse período histórico que é contemporâneo à dinastia de Borgonha, a primeira dinastia portuguesa.
Sim, o Trovadorismo é estudado e valorizado até os dias de hoje como um importante movimento literário que marcou o início da literatura em língua portuguesa e influenciou diversos movimentos literários posteriores.
Verificado por especialistas. No Trovadorismo existem dois tipos de cantigas: cantigas líricas ou satíricas. Estas ainda se dividem em cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer.
Cantigas de Roda Populares no Brasil
Cantigas de Roda são um tipo de canção popular, que está diretamente relacionada com a brincadeira de roda. A prática é comum em todo o Brasil e faz parte do folclore brasileiro. ... São os casos das músicas “A barata diz que tem”, “Peixe vivo” e “Sapo Jururu”.
Em outras palavras, as cantigas de roda podem ser denominadas de brincadeiras, pois com elas as crianças movimentam o corpo, estimulam a memória, desenvolvem a criatividade, a autonomia e outros aspectos que também são favorecidos pela presença dessa prática.
A cantiga de roda é um tipo de canção popular diretamente relacionada com brincadeira de roda, faz parte do folclore brasileiro e é comum em todo o território. A brincadeira de roda reequilibra as emoções do ser humano, cria laços afetivos, contribui para a socialização e a iteração da criança.
Os estilos variam com a região e a época, mas, entre eles, estão o lundu de origem africana, o cateretê de origem indígena, a modinha de origem portuguesa, o choro, o maxixe, o samba, a umbigada, a congada, a Folia de Reis, o repente, a cantiga de roda, o maracatu, o forró, a música sertaneja e a caipira, a moda de ...
Também conhecido como ciranda, esse gênero infantil tem caráter popular e sua principal característica é transmitir costumes e crenças, e também estimular a desenvoltura das crianças.
As cantigas acumulativas são músicas da cultura popular, de tradição oral, transmitidas de geração em geração. Elas fazem parte do universo infantil e são usadas em muitas brincadeiras. Sua principal característica é a repetição de versos: a cada estrofe, repetem-se versos das estrofes anteriores.
As cantigas fazem parte da rotina da Educação Infantil. A partir delas é possível brincar, desenvolver a audição, ritmo, movimentos, equilíbrio, linguagem oral e memória. A prática ainda contribui para as crianças se iniciarem na música. As cantigas são também a porta de entrada para outros mundos.
Se chama aliteração. Aliteração é a repetição de sons semelhantes em versos ou frases, uma brincadeira com as palavras para mudar o nosso ritmo normal da fala.
Um verso é uma única frase em uma composição poética. É o elemento que define a poesia, em oposição à prosa. Um conjunto de versos com sentido completo chama-se “estrofe”. Os versos dão ritmo, melodia e métrica a uma poesia.
Resposta. Um verso é uma linha do poema... Então a cantiga tem 15 versos!!!
Verso: é cada linha do poema/música. Estrofe: é um conjunto de versos. Rimas: são sons semelhantes no final ou no interior dos versos.