EQST

Quais Os Artigos Mais Importantes Da LDB?

Quais os artigos mais importantes da LDB?

São eles:

  • Da Educação.
  • Dos Princípios e Fins da Educação Nacional.
  • Do Direito à Educação e do Dever de Educar.
  • Da Organização da Educação Nacional.
  • Dos Níveis e das Modalidades de Educação e Ensino.
  • Dos Profissionais da Educação.
  • Dos Recursos financeiros.
  • Das Disposições Gerais.

Qual a importância de conhecer a LDB?

A importância das Lei de Diretrizes e Bases da Educação como forma de garantir o direito a toda população de ter acesso à educação gratuita e de qualidade, para valorizar os profissionais da educação, estabelecer o dever da União, do Estado e dos Municípios com a educação pública.

Quais foram as LDB?

A primeira LDB foi publicada em 20 de dezembro de 1961 pelo presidente João Goulart, seguida por outra versão em 1971, em pleno regime militar, que vigorou até a promulgação da mais recente em 1996. ... Basicamente, dois grupos disputavam qual seria a filosofia que serviria como base para a elaboração da LDB.

Quais foram as principais mudanças em relação a LDB anterior e também os principais avanços?

A LDB de 1996 veio para substituir sua versão anterior, de 1971, e ampliar os direitos educacionais, a autonomia de ação das redes públicas, das escolas e dos professores e deixar mais claras as atribuições do trabalho docente./span>

Como é oferecida a educação infantil?

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a Educação Infantil é oferecida em Creches (para crianças de zero a três anos de idade) e em Pré-escolas (dos quatro a seis anos). A responsabilidade pela oferta dessas modalidades de ensino é, prioritariamente, dos municípios.

Como a educação infantil era vista no passado?

Antigamente a educação infantil era pouco apreciada no mundo todo, não diferente aqui no Brasil, quando surgiram as instituições de educação infantil eram resumidamente um “depósito de crianças”, onde só cuidavam e não educavam, ou seja, as crianças não tinham contato algum com o conhecimento, não tinham ensino- .../span>

Quando se iniciou a educação infantil no Brasil?

Nas décadas de 70 e 80 essa realidade começou a mudar com o surgimento de estudos e novas concepções sobre a infância. O primeiro grande marco na história da educação infantil veio com a Constituição de 1988, que reconheceu – pela primeira vez – a creche e a pré-escola como parte do sistema educacional no país.

Como surgiram as primeiras creches no Brasil?

A creche no Brasil surge acompanhando a “estruturação do capitalismo, a crescente urbanização e a necessidade de reprodução da força de trabalho”, ia desde a liberação da mulher-mãe para o mercado de trabalho até uma visão de mais longo prazo em preparar pessoas nutridas e sem doenças.

Quem criou a educação infantil?

Em 1888, devido à grande pressão dos movimentos feministas e dos movimentos sociais, a Constituição reconhece a educação em creches e pré-escolas como um direito da criança e um dever do Estado. Vejamos o que diz a Constituição.

Como surgiu a primeira creche no mundo?

As primeiras creches surgiram no século XIX na Europa e no início do século XX no Brasil, precedidas pela estruturação do capitalismo, a crescente urbanização e a Page 2 necessidade de reprodução da força de trabalho composta por seres capazes, nutridos, higiênicos e sem doenças.

Quando a creche passou a ser educativa?

Com a Constituição de 1998 é reconhecida a educação em creches e pré-escolas como um direto da criança e dever do estado. O inciso IV do Art. 208, cria uma obrigação para o sistema educacional, com o “atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade” (CF, 1988).

Como era a educação infantil na década de 70?

Em 1970, ocorre uma crescente evasão escolar e repetência das crianças das classes pobres no primeiro grau. Por causa disso, foi instituída a educação pré-escolar (chamada educação compensatória) para crianças de quatro a seis anos para suprir as carências culturais existentes na educação familiar da classe baixa.

Qual a finalidade de uma creche?

Os resultados do estudo demonstram que as creches são equipamentos educativos responsáveis pelo desenvolvimento das crianças em seus múltiplos aspectos: cognitivo, afetivo, motor e social.

O que caracteriza uma creche?

A creche, conforme instituído legalmente, é definida como um espaço destinado à criança de 0 a 3 anos de idade; sua oferta é um direito da criança, um dever do Estado e uma opção da família; deve ser garantida em ambientes educacionais e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, contemplando o cuidar e .../span>

Qual a atividade principal da creche enquanto instituição?

A creche é uma instituição social, cujo objetivo é formar a criança que passa a maior parte do tempo sob os cuidados dos educadores./span>

Qual o papel dos pais no cotidiano da creche?

Acompanhar o crescimento educacional dos filhos aumenta suas habilidades sociais e diminui a chance de problemas comportamentais. Quanto maior o envolvimento dos pais nas experiências escolares das crianças, mais facilidade de fazer amigos elas terão! ... Neste processo ganha a criança, a família e a escola./span>