Os músculos da mastigação, também chamados de músculos mastigatórios, são um grupo muscular composto pelos músculos temporal, masseter, pterigóideo medial e pterigóideo lateral. O músculo temporal situa-se na fossa temporal, o músculo masseter localiza-se na região da bochecha, enquanto os músculos pterigóideos medial e lateral se encontram na fossa infratemporal.
O profissional da odontologia poderá avaliar minuciosamente todas as estruturas dentárias de sua boca. Identificando assim possíveis problemas que não são percebidos facilmente pelos pacientes.
As principais funções deste músculo são a elevação da mandíbula e a sua movimentação lateral durante a mastigação e a trituração. O pterigóideo medial também está envolvido na protrusão da mandíbula.
Todos os músculos da mastigação fixam-se à mandíbula, e promovem a movimentação deste osso na articulação temporomandibular, auxiliando nas suas funções de mastigação e trituração. Esses movimentos incluem:
Ele lembra um leque, sendo coberto por uma fáscia bem densa, chamada de fáscia temporal. É um músculo que se relaciona com os movimentos, e suas fibras possuem três sentidos: anterior, média e posterior.
O músculo é inervado pelos ramos temporais profundos do nervo mandibular, e vascularizado pelos ramos temporais profundos da artéria maxilar e pelos ramos temporais médios da artéria temporal superficial.
Assim, atuando como abaixadores e levantadores de mandíbula, é possível dizer que se trata de um músculo indispensável para o bom funcionamento de nosso sistema estomatognático.
As duas cabeças envolvem as fibras inferiores do músculo pterigóideo lateral. A partir dos seus pontos de origem, o músculo converge e cursa póstero-lateralmente de uma forma oblíqua para se inserir na superfície medial do ramo da mandíbula, perto do ângulo da mandíbula.
Ranger os dentes, também conhecido como bruxismo, pode proporcionar deformações faciais desde o nascimento, estresse e tensão muscular também são causas frequentes. Além disso, a anomalia apresenta sintomas, como:
Quando o feixe inferior se contrai coloca os côndilos da mandíbula em rotação e os abaixam em direção aos tubérculos articulares. Ele abre e desloca a mandíbula para frente.
As duas cabeças fundem-se e cursam póstero-lateralmente para se inserirem na fóvea pterigóidea, uma depressão rasa no aspecto anterior do colo da mandíbula. Além disso, algumas fibras se inserem na cápsula articular e no disco da articulação temporomandibular (ATM).
Todos esses procedimentos visam facilitar a digestão do alimento pelos outros órgãos do sistema digestivo, proporcionando uma melhor qualidade de vida para as pessoas.
A inervação do músculo masseter provém do nervo massetérico, um ramo do nervo mandibular. O seu suprimento sanguíneo deriva da artéria massetérica, que emerge da artéria maxilar. A principal função do músculo masseter é a elevação da mandíbula. Além disso, ele também contribui para a protrusão da mandíbula.
Para tratar disfunções da ATM, por exemplo, é necessário que os profissionais tenham total conhecimento sobre essa região. Por isso, no decorrer deste artigo vamos descrever os músculos da mastigação e seus principais detalhes.
O masseter é considerado o músculo mais importante do processo de mastigação. Ele é responsável por causar a protusão e elevação da mandíbula.
É importante ressaltar que, apesar de não serem diretamente responsáveis pelos movimentos mandibulares, estes músculos são extremamente importantes para o processo de mastigação.
O procedimento conta com auxílio tecnológico, uma vez que os dentistas podem fazer um planejamento virtual no computador para dar ainda mais precisão ao resultado da cirurgia maxilar.
Dessa maneira, é possível que o paciente fique muito mais tranquilo, passando total confiança para que o dentista encarregado realize o procedimento da melhor maneira possível e obtendo resultados extremamente satisfatórios.
Assim, é possível dizer que estas estruturas são diretamente responsáveis pela fonação, mastigação, deglutição, respiração e correta oclusão de nossa arcada dentária.
O músculo masseter está inserido nos dois terços inferiores da face lateral do ramo da mandíbula. Sua inervação vem do nervo massetérico (ramo do mandibular do nervo trigêmeo), e sua irrigação da artéria massetérica.