Por que você deve consumir frutas no dia a dia
Veja abaixo os alimentos mais ricos em vitamina C e os benefícios de cada um à saúde.
A fruta é peça fundamental numa alimentação saudável e devem ser consumidas diariamente. Elas fornecem vitaminas, minerais, diferentes fibras alimentares, compostos protetores que ajudam a regular o organismo e antioxidantes que são nutrientes essenciais na proteção das células.
Além de serem excelentes fontes de energia, ajudam também a liberar as toxinas do nosso organismo e reforçar o sistema imunológico. Incluir frutas em sua dieta aumenta consideravelmente o consumo de vitaminas, que variam de acordo com cada tipo de fruta.
→ Importância de comer frutas As frutas apresentam uma grande quantidade de componentes que beneficiam diretamente a saúde, como vitaminas, minerais e alguns compostos bioativos (flavonoides e carotenoides, por exemplo). Os flavonoides apresentam função antioxidante, anticancerígena e antimutagênica.
Frutas, legumes e verduras são ricos em vitaminas, minerais e fibras, e devem estar presentes todos os dias nas refeições, pois contribuem para uma boa saúde e protegem contra o aparecimento de várias doenças.
Segundo a nutricionista, os benefícios desses alimentos são incontáveis: "Vão desde as vitaminas e minerais que ajudam a fortalecer o sistema imunológico até benefícios funcionais que, por serem alimentos ricos em fibras alimentares, ajudam a acelerar o trânsito intestinal e previnem as doenças cardiovasculares".
Embora pobres em calorias, as hortaliças são ricas em substâncias como vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos (componentes antioxidantes). Algumas também são fonte de carboidratos, proteínas e lipídeos. Além disso, todas as hortaliças (com exceção de tubérculos e raízes) são compostas majoritariamente por água.
A cientista cita alguns vegetais que devem ser comidos crus:
Vegetais: Saiba quais deve comer crus e aqueles que devem ser cozinhados
Pertencentes ao grupo das crucíferas, os vegetais são denominados alimentos com elevado teor de vitaminas, minerais e fontes com alto teor de fibras. Recentemente tem sido descoberta a grande importância desses alimentos na prevenção de diversas doenças.
Mas a forma de preparo desses alimentos pode interferir na disponibilidade dos seus nutrientes, e consequentemente, no aproveitamento das vitaminas e minerais pelo corpo. A recomendação para evitar alterações na composição é consumir os vegetais crus e assim preservar substâncias importantes, como as fibras.
Coloque os legumes e vegetais no topo da geladeira Sim, simplesmente colocando legumes e vegetais no topo da geladeira ao invés do fundo, você certamente irá consumir mais desse grupo alimentar, pois a cada vez que abrir a geladeira, eles estarão lá lembrando você de que precisam ser consumidos também.
Nutricionista dá dicas para você adaptar o paladar
Quando cozinhamos os alimentos, já perdemos nutrientes nesse processo, dizem os estudiosos. Assim, evite perder ainda mais, MUDANDO a forma de cozinhar os Legumes. Para isso, cozinhe-os com menos quantidade de água (ou com nenhuma), sejam eles legumes refogados com temperos ou, simplesmente, apenas cozidos.
Alimentos ricos em vitamina C