O estopim que espalhou o ímpeto revolucionário pela França foi a Queda da Bastilha, que aconteceu em 14 de julho de 1789. Ao longo da revolução, a França viveu as seguintes fases: Assembleia Nacional Constituinte, Assembleia Legislativa, Convenção Nacional e Diretório.
A Revolução Francesa foi um ciclo revolucionário que aconteceu na França entre 1789 e 1799 e que teve como resultado prático o fim do absolutismo no país. ... Essa revolução também abriu caminho para o republicanismo na Europa e para a democracia representativa.
A revolução levou à queda do Absolutismo francês e teve relevantes consequência para o ocidente no geral. ... Essa era uma importante prisão de Paris, para onde eram levadas as pessoas condenadas por atos políticos que contrariavam o domínio absolutista francês.
A monarquia constitucional, como o próprio nome diz, limita os poderes do Estado pela constituição. Ao contrário disso, temos a monarquia absolutista que baseia o poder do Estado no querer do seu rei. ... O próprio nome absolutista já se refere ao decreto absoluto feito pelo rei através do Estado.
Durante a transferência de poder numa monarquia, há menos complicações. Mesmo quando o governante decide abdicar da sua posição, um sucessor já foi nomeado e pode assumir imediatamente os seus deveres. Isto cria menos lacunas na estrutura de poder do governo e a sua previsibilidade reduz a incerteza da sociedade.
Desvantagens: manter a sociedade estamental (o critério de nascimento acima do merecimento) com privilégios feudais ao alto clero e à nobreza, como isenção de impostos (só a burguesia e os grupos populares pagavam impostos) e a servidão camponesa, todos os poderes eram concentrados na figura do rei (sem Constituição, ...