Verificado por especialistas. O centro de uma circunferência inscrita ao triângulo corresponde ao INCENTRO dessa circunferência. O incentro é o ponto de encontro das bissetrizes dos ângulos internos de um triângulo.
Ortocentro. O ortocentro é exatamente o ponto de encontro das três alturas desse triângulo. Existe também mais um ponto notável porém que não é composto pela interseção de cevianas.
Resposta. Você pode fazer o ponto médio de cada um dos lados do triângulo, e depois ligá-los em uma linha reta até o vértice oposto ao ponto médio. Depois, o lugar onde essas linhas que ligaram os três pontos médios até os três vértices se cruzaram, vai ser o centro de gravidade.
O centro C da circunferência é o ortocentro e baricentro do triângulo equilátero. Logo, seu comprimento equivale a 1/3 do valor da altura do triângulo. Ou seja, Dessa forma, podemos constatar, também, que o raio r equivale a 2/3 do valor da altura do triângulo.
Apótema do triângulo
Olhem bem, o apótema r, ou o raio da circunferência inscrita no triângulo equilátero equivale a 1/3 da altura do triângulo. Já o raio R, ou o raio da circunferência circunscrita no triângulo equilátero equivale a 2/3 da altura do mesmo triângulo.