Visa ou Mastercard? Provavelmente, você conhece essas duas bandeiras de cartão de crédito. Mas, elas não são as únicas disponíveis no mercado!
Possivelmente você sabe qual é a bandeira do seu cartão de crédito, afinal, geralmente ou é Visa ou Master, né? Mas engana-se quem pensa que existem apenas essas duas.
Bandeira parceira das marcas Cielo, Rede, GetNet, Credicard e diversas outras. É uma bandeira bem querida pelos estabelecimentos e o valor do seu ticket médio é bem maior, cerca de 90% acima das demais.
Dessa forma, elas fazem a emissão do cartão vinculado a sua marca, podendo ser cartões private label ou white label.
E o que isso significa? Ela é a responsável por todo o processo de informações da compra, como é o caso do valor e a quantidade de parcelas. Além disso, as bandeiras de cartão também são responsáveis por transferir todos esses dados para o banco encarregado do cartão.
A Alelo não entra na conta, pois não chega a ser uma bandeira de cartão de crédito. Embora muitos se confundam, ela é uma empresa do ramo alimentício para benefícios de empresas, havendo ainda o Alelo Cultura.
A Elo é uma bandeira de cartão 100% brasileira que foi fundada em 2011. Apesar da pouca idade, a bandeira vem sendo uma das favoritas, perdendo apenas para Mastercard e Visa.
Então, para identificá-la, basta encontrar o símbolo no canto inferior do seu cartão, pois todos os cartões emitidos pelos bancos possuem uma bandeira (com exceção do Private Label, cartão de loja).
Veja a seguir as 5 principais bandeiras do mercado e um pouco sobre elas, de acordo com dados da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços):
Entretanto, muitas pessoas têm dúvidas em relação ao que são as bandeiras do cartão de crédito, qual é a diferença entre elas e a operadora, responsável por fazer a emissão do cartão e qual é a melhor. Partindo desse ponto, o iDinheiro preparou esse conteúdo com objetivo tirar suas principais dúvidas sobre as bandeiras de cartão de crédito e para que elas servem.
Além das vantagens citadas acima, a bandeira também tem um programa de vantagens exclusivo, chamado Mastercard Surpreenda, que dá 1 ponto a cada compra feita no cartão de crédito, débito ou pré-pago. Esses pontos podem ser trocados por ofertas especiais em lojas e restaurantes.
Dentro do Brasil, a bandeira está crescendo cada dia mais, sendo emitida pelos bancos Bradesco e Santander. Além disso, é amplamente aceita no exterior com benefícios exclusivos em cada variante:
Além de escolher a bandeira que se encaixa melhor nas suas necessidades, não deixe de levar em conta a operadora do cartão, já que é ela quem administra taxas, anuidade e pode oferecer algumas funcionalidades e vantagens.
Além disso, a bandeira determina em qual maquininha de cartão a compra será aprovada e se o cartão de crédito é nacional ou internacional. Sendo assim, quanto mais popular a bandeira do seu cartão for, maiores são as chances dele ser aceito em mais estabelecimentos.
Ademais, o programa Elo Flex busca flexibilizar a escolha de vantagens do cartão de crédito de acordo com cada usuário.
A Alelo não entra na conta, pois não chega a ser uma bandeira de cartão de crédito. Embora muitos se confundam, ela é uma empresa do ramo alimentício para benefícios de empresas, havendo ainda o Alelo Cultura.
A Hipercard funcionou por muito tempo como uma bandeira regional, aceita dentro do Brasil. Em 2019, a bandeira passou a atuar em parceria com a Mastercard para uso internacional.
E aí, gostou de saber mais sobre as bandeiras de cartão de crédito? Então não se esqueça: antes de escolher um cartão de crédito, conheça bem a bandeira e observe se ela corresponde às suas expectativas, como aceitação, programas de recompensas, descontos e promoções.
Por fim, a Amex oferece o Membership Rewards, que é o programa de pontos que nunca expira, além descontos e ofertas exclusivas para associados.