As vanguardas europeias foram movimentos artísticos (artes plásticas e literatura), ocorridos na Europa durante o século XX, que apresentavam como principais características a oposição ao academicismo (tradicionalismo) e a adoção de projetos inovadores e experimentais.
Movimento artístico de caráter anárquico, que surgiu na Suíça em 1916. Principais características: uso de artefatos do cotidiano, retirados contexto, em obras de arte; uso do humor e irreverência; posição contrária ao capitalismo, rompimento com as tradições artísticas.
O Futurismo representou um movimento literário e artístico que tinha como principal característica a valorização da tecnologia e velocidade. Essa corrente faz parte das vanguardas artísticas europeias que despontaram no início do século XX.
Resposta: o Cubismo tem como principal característica o uso de formas da geometria como componente de destaque nas obras. O artista cubista busca a simplificação do mundo em suas pinturas e, para isso, se apropria de cubos, cones, cilindros e outras formas geométricas com linhas retas e simples.
É possível dividir o movimento cubista em duas linhas: Cubismo Analítico que se baseou na observação, fragmentação e representação de um determinado tema e o Cubismo Sintético que se baseou em técnicas voltadas a colagem. Obra "Les Demoiselles d'Avignon", de Pablo Picasso (1907).
Essa tendência foi desenvolvida entre os anos de 1905 e 1907. A principal característica desse movimento foi a utilização da cor pura, sem misturas, de modo a delimitar, dar volume, relevo e perspectiva às obras.
Combate às formas de arte institucionalizadas; Crítica ao capitalismo e ao consumismo; Ênfase no absurdo, nos temas e conteúdos sem lógica; Uso de vários formatos de expressão (objetos do cotidiano, sons, fotografias, poesias, músicas, jornais, etc.)
Eles queriam ir em direção oposta ao que a sociedade pensava na época, inclusive contra as tradições. Para isso, resolveram ir contra as expressões artísticas do momento, criando a “não arte”. Os dadaístas achavam que a arte havia traído a humanidade. Obra dadaísta feita na Holanda entre 1922 e 1923.
O Dadaísmo foi um movimento de negação. Tratava de negar totalmente a cultura, defendia o absurdo, a incoerência, a desordem, o caos. Politicamente, firma-se como um protesto contra uma civilização que não conseguiria evitar a guerra.
Influenciado pelas idéias e inovações de diversas vanguardas adiantados – Cubismo, Futurismo, Construtivismo e Expressionismo – sua saída era descontroladamente diversa, que vão desde arte performática à poesia, fotografia, escultura, pintura e colagem.
O ready-made é manifestação radical da intenção de Marcel Duchamp de romper com a artesania da operação artística, uma vez que se trata de apropriar-se de algo que já está feito: escolhe produtos industriais, realizados com finalidade prática e não artística (urinol de louça, pá, roda de bicicleta), e os eleva à ...
Era um movimento de negação, que recusava totalmente a cultura, procurando defender a incoerência, o absurdo, a desordem e o caos. De toda forma, o Dadaísmo foi um movimento criado com o intuito de protestar contra uma civilização que não era capaz de evitar a guerra.
O Surrealismo foi a corrente artística moderna que representava o irracional e o subconsciente. Seu artistas queriam libertar a mente da lógica imposta pelos padrões comportamentais e morais estabelecidos pela sociedade e dar valor nos mundo utópico, atribuindo um caráter lúdico à arte.
O dadaísmo, conhecido também como movimento dadá, teve início no Cabaret Voltaire, um cabaré em Zurique, na Suiça, no ano de 1916. A intenção principal do movimento era chocar a burguesia da época através de uma arte totalmente diferente do comum. ... A intenção era desconstruir as ideias conceituais da arte da época.
O Surrealismo é inesquecível. Tal vanguarda propunha representar não a realidade, mas o sonho. Fundado em Paris, em 1924, manifestavam um postura antiburguesa pautada numa atitude anárquica perante a realidade. ...
O surrealismo tinha como objetivo ultrapassar os limites à imaginação que tinham sido criados pelo pensamento burguês e sua tradição lógica e pelas ideias artísticas que estavam em vigor desde o Renascimento.
O movimento surrealista no Brasil foi absorvido pelo movimento Modernista e seus artistas, pouco antes da década de 1930. ... Em conjunto e no esforço de encontrar uma identidade artística brasileira, artistas como Ismael Nery, Cícero Dias e Tarsila do Amaral, trouxeram para o país o, até então, novo estilo na arte.