IX e VIII a.C.) - Este estilo tinha como principal característica o uso de motivos geométricos numa decoração simples e sóbria, motivos esses que eram dispostos á volta do corpo dos vasos, compondo bandas ou frisos; as bandas eram decoradas com motivos organizados em combinações e variações criativas tais como meandros ...
Os pintores gregos representavam cenas cotidianas, batalhas, religião, mitologias e outros aspectos da cultura grega. Os vasos, geralmente de cor preta, eram muito utilizados neste tipo de representação artística.
Os primeiros vasos da Idade de Ferro (séculos 5-9) têm desenhos abstratos e apenas com estilo geométrico (século 8) surge as figuras numa forma muito estilizada. ... O efeito é muito mais realista e nos vasos de fundo branco surgiu outra técnica inspirada pela aparência dos murais clássicos.
A argila era geralmente preparada e refinada em tanques de decantação, de modo que diferentes consistências de material pudessem ser obtidas, dependendo dos tipos de vasos a serem feitos com ela.
Aliou estética e ética, politica e religião, técnica e ciência, realismo e idealismo, beleza e funcionalidade. ... A arte grega é antropocêntrica, pois os artistas preocupavam-se com o realismo e também procuravam exaltar a beleza humana, destacando a perfeição das suas formas.
Na Grécia valorizava-se a beleza e as medidas proporcionais, que eram os modelos de beleza ideal. A estatuária grega representa os mais altos padrões já atingidos pelo homem. ... Na escultura, o antropomorfismo - esculturas de formas humanas - foi insuperável.
Na sua constante busca da perfeição, os artistas gregos criaram uma arte de elaboração intelectual em que predominam o ritmo, o equilíbrio e a harmonia, valorizando as medidas proporcionadas, modelos de beleza ideal.
No que diz respeito à escultura os gregos buscavam a máxima aproximação com o real, especialmente nas figuras humanas, salientando os músculos, os nervos, veias e tudo mais que pudesse conferir realismo as obras.
Nervos, músculos, veias, expressões e sentimentos são observados nas esculturas. A temática mais usada foi a religiosa, principalmente, representações de deuses e deusas. Cenas do cotidiano, mitos e atividades esportivas (principalmente relacionadas às Olimpíadas) também foram abordadas pelos escultores gregos.