O caminho do alimento
O estômago é um dos órgãos que integram o tubo digestivo. É caracterizado como uma bolsa de paredes musculosas. Em humanos, localiza-se na cavidade abdominal, entre o esôfago e o intestino delgado.
Resposta. O intestino delgado é uma parte do tubo digestivo que começa no estômago e vai até o intestino grosso. Sua principal função é abserver os nutrientes necessários para o corpo humano. ... É nessa parte do intestino que o suco pancreático e o suco biliar agem, transformando a quimo em quilo.
No intestino delgado, ocorre a maior parte da digestão e absorção dos nutrientes. Esse órgão divide-se em: duodeno, jejuno e íleo. O quimo ao chegar ao duodeno estimula os hormônios secretina e colecistocinina que atuam na secreção do suco pancreático pelo pâncreas e da bile pelo fígado, respectivamente.
No intestino grosso ocorre a parte final da digestão. Nele se acumulam os resíduos do processo digestivo em forma de fezes. Esse órgão também é responsável pela absorção de água, que determina a consistência do bolo fecal.
A principal função do intestino grosso é absorver a água ingerida e aquela proveniente de secreções digestivas, como por exemplo a saliva que se junta ao alimento durante sua passagem pelo tubo digestório. Além da absorção, o intestino grosso também é responsável pelo armazenamento e pela eliminação da massa fecal.
Lipídeos, proteínas, carboidratos e glicose.
Intestino delgado, suco pancreático e bile A digestão do quimo ocorre predominantemente no duodeno e nas primeiras porções do jejuno. No duodeno atua também o suco pancreático, produzido pelo pâncreas, que contêm diversas enzimas digestivas.
Proteínas, lipídeos, carboidratos, vitaminas e todas as substancias ingeridas e necessárias ao metabolismo energético.
Para que possam ser absorvidos, os lipídios precisam sofrer a digestão. Os lipídios provenientes da dieta estimulam a secreção de enzimas presentes em glândulas situadas na base da língua, conhecidas como lipase lingual. Contudo, não ocorre a hidrólise dos lipídios na boca, que são dirigidos até o estômago.
Lipideos: inicia-se no intestino e também termina no intestino , com a ação de lipases vindas do suco pancreático. Proteínas: inicia-se no estômago com a ação de pepsinas, e termina no intestino, com a ação de enzimas específicas.
Os processos digestivos dos nutrientes orgânicos são efetuados por enzimas luminais e da borda em escova dos enterócitos do delgado, A digestão de macronutrientes orgânicos (carboidratos, proteínas e lipídios) é efetuada pelas enzimas do sistema gastrintestinal (SGI) ou sistema digestório (SD).
Resposta. CARBOIDRATO:A digestão começa na boca e continua no intestino. LIPÍDIOS: Começa no estômago, já que precisa dos sais biliares e ter mima no intestino. PROTEÍNAS:Começa no estômago e termina no duodeno os sais minerais São absorvidos no intestino delgado.
Após todos os processos o carboidrato se transforma em glicose, pode ser encontrado em pão, arroz, mel. A proteína se transforma em aminoácido e pode ser encontrado em carne, leite, ovos. O lipídio se transforma em ácidos graxos e glicerol achados em alimentos gordurosos como castanha, bacon, manteiga.
Nos seres humanos, a ingestão, digestão e absorção dos alimentos são feitas por um conjunto de órgãos que compõe o sistema digestório (também chamado por alguns de sistema digestivo). O nosso sistema digestivo é formado pela boca, esôfago, estômago, intestino e ânus.
A Amilase Salivar (ou ptialina) é uma enzima da saliva que, em pH neutro ou ligeiramente alcalino, digere parcialmente o amido e converte-o em maltose. É na boca, com a ptialina da saliva, que começa a digestão química dos polissacarídeos ingeridos.
A do amido começa na boca, através da enzima digestiva ptialina, e termina no intestino delgado, quando a molécula finalmente é totalmente quebrada, retirando seus nutrientes. Já a da proteína, começa no estômago, com a ação de outra enzima, esta chamada de pepsina, que irá degradar a molécula, ajudando na digestão.