Em resumo, as folhas fazem a respiração e a fotossíntese; as raízes absorvem substâncias do solo; o caule sustenta o vegetal; e as flores e frutos estão relacionados com a reprodução.
O que é raiz? ... A raiz é um órgão vegetal que apresenta como função principal a sustentação da planta e a absorção de água e sais minerais, os quais são levados, via xilema, para as partes aéreas da planta.
As raízes melhoram a estrutura do solo, a infiltração de água no seu perfil e também servem de alimento para organismos e microrganismos do solo, além de atuarem na descompactação do solo, entre outros benefícios. Figura 1.
A raiz é um órgão das plantas que tem como funções absorver nutrientes como a água, sais minerais, composto nitrogenados e transportá-los até o caule. Além disso, dão sustentação ao vegetal e fixam o vegetal em um substrato. Em geral, são subterrâneas e ficam enterradas no solo.
Raiz: origem e principais funções. A raiz origina-se na radícula do embrião, sendo formada a partir do meristema subapical radicular. ... - Zona de ramificação: região onde ocorre a formação de raízes laterais a partir do periciclo da raiz principal.
Na maioria das plantas com sementes, as raízes laterais (ramificações da raiz) se originam do periciclo. Por terem uma origem profunda a partir da raiz-mãe, as raízes laterais são chamadas de endógenas, o que significa “origem interna”.
A raiz é o órgão especializado para a fixação da planta no solo e para a absorção de água e sais minerais em solução, podendo ainda desempenhar as funções de reserva de substâncias e de aeração em plantas aquáticas.
A maioria das raízes laterais origina-se do periciclo e crescem pela casca. Em alguns vegetais primitivos, surgem a partir da endoderme. Devido à sua origem em profundidade na raiz principal, as raízes laterais são endógenas (originam-se dentro do órgão), atravessando várias camadas para emergir.
Estrutura primária Os três sistemas de tecidos da raiz no estágio primário de crescimento – a epiderme (sistema dérmico), o córtex (sistema fundamental) e os tecidos vasculares (sistema vascular) – podem ser facilmente distinguidos um do outro.
Caules, folhas, caules subterrâneos, em regiões mais ou menos velhas das próprias raízes, podem surgir raízes denominadas de adventícias. ... É considerada de origem endógena a partir de divisões anticlinais e periclinais do periciclo, as raízes laterais.
Organização dos Tecidos nas Raízes e nos Caules
epiderme
A epiderme é a camada mais externa. Ela é responsável pela absorção de água e nutrientes do solo e pela proteção da raiz. É formada por uma camada única de células e apresenta estruturas chamadas de pelos radiculares. ... A endoderme é formada por uma camada de células compactadas.
Os tecidos condutores ocorrem em praticamente todos os órgãos do vegetal, formando uma espécie de sistema contínuo que percorre toda a planta. Na raiz, o floema encontra-se alternado com o xilema. No caule, normalmente, o floema está na posição mais externa em relação ao xilema.
pteridófitas
O xilema e o floema são formados por células que tem como origem os meristemas (primários e secundários). ... Já no floema são mais comuns os elementos crivados, que são compostos por células vivas e não possuem núcleo. Estes elementos crivados possuem, em suas extremidades, áreas por onde ocorre a circulação da seiva.
O floema é um importante tecido relacionado com a condução de seiva elaborada no corpo da planta. Isso quer dizer que é através desse tecido que substâncias como água, sacarose, aminoácidos, ácidos nucleicos, vitaminas e íons inorgânicos são transportados.
Como já salientado, o floema é um tecido complexo, sendo constituído por elementos crivados, células parenquimáticas, fibras e esclereides. Os elementos crivados são as células especializadas na condução de substâncias e podem ser de dois tipos: células crivadas e elementos do tubo crivado.
O floema é um tecido complexo, ou seja, é formado por diversos tipos celulares. Eles são: elementos crivados, células companheiras, células parenquimáticas, fibras e esclereides.
O parênquima é um tecido do sistema fundamental que desempenha diversas funções. ... O parênquima é um tecido composto por células vivas com propriedades meristemáticas, ou seja, possuem capacidade de divisão celular.
Parênquima, em biologia, particularmente em histologia, é o tecido com a função principal de determinado órgão. O parênquima contrapõe-se ao estroma, que serve de suporte ao parênquima.