EQST

Quais As Consequncias Do Excesso De Peso?

Quais as consequências do excesso de peso?

Sabe-se que a obesidade está relacionada a diversos tipos de câncer, a problemas ortopédicos, a varizes de membros inferiores e, em especial, com o desenvolvimento de diabetes do adulto (tipo 2) e com hipertensão arterial ou pressão alta.

Qual é o principal fator para o excesso de peso e obesidade?

Para uma pessoa ser considerada obesa, o critério mais utilizado é o índice de massa corpórea (IMC). O professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, Josemar de Almeida explica o cálculo: divide-se a massa (em quilogramas) do indivíduo pelo valor da altura (em metros) ao quadrado.

O que fazer quando se está com excesso de peso?

O tratamento inclui a reeducação alimentar, que consiste em consumir alimentos menos calóricos, com maior ingestão de fibras que podem ajudar no emagrecimento, além de respeitar os horários de cada refeição. Este procedimento pode necessitar de suporte psicológico e auxílio por parte da família.

Como saber se estou com excesso de peso?

Tabela do IMC
  1. Abaixo de 17: peso está muito abaixo do ideal.
  2. Entre 17,5 e 18,49: o peso está baixo do ideal.
  3. Entre 18,5 e 24,99: o peso está ideal.
  4. Entre 25 e 29,99: peso está acima do ideal.
  5. Entre 30 e 34,99: obesidade grau I.
  6. Entre 35 e 39,99: obesidade grau II (severa).
  7. Acima de 40: obesidade grau III (mórbida).

Quais os fatores mais conhecidos que interferem na obesidade?

Os fatores da causa da obesidade trazem um impacto regional de forma generalizada com fatores culturais econômicos e sociais, a ingestão de alimento de valor calórico a diminuição da atividade física a estrutura familiar e os fatores emocionais são cada vez mais permissivos e a expressão das tendências genética da ...

Como se determina que a pessoa tem excesso de peso ou obesidade?

De acordo com a OMS, uma pessoa tem obesidade quando o IMC é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2. Os indivíduos que possuem IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 são diagnosticados como sobrepeso e já podem ter alguns prejuízos com o excesso de gordura.

Como saber se uma pessoa tá acima do peso?

Excesso de peso é quando alguém que tem um IMC (Índice de Massa Corpórea) entre 25 e pouco menos de 30. Obeso é alguém que tem um IMC acima de 30. Para calcular este índice, deve-se dividir o peso (em quilos) pela altura (em metros) ao quadrado.

O que acontece com nosso corpo quando estamos acima do peso?

Segundo um estudo desenvolvido nos Estados Unidos, carregar quilos a mais durante muito tempo aumenta o risco de a pessoa desenvolver problemas de mobilidade quando ficar mais velha, mesmo que a pessoa tenha, eventualmente, perdido peso.

Quais são os fatores relacionados à obesidade?

A obesidade decorre da interação entre fatores genéticos, culturais e familiares. Pode-se ganhar peso fácil com hábitos alimentares errados, inclinação genética, vida sedentária, distúrbios psicológicos, problemas familiares. Contudo, é possível reduzir essas influências mudando a cultura alimentar.

O que é obesidade ou sobre peso?

A obesidade é caracterizada pelo excesso de peso proveniente do acúmulo de gordura corporal, caracterizada por um índice de massa corporal ou IMC igual ou acima de 30 (calcule o seu).

Quantos quilos acima do peso é considerado obesidade?

Acima de 25 kg/m2 o indivíduo está com sobrepeso, de 30 kg/m2 ele é considerado obeso e a partir de 40 Kg/m2 ele alcança a obesidade grau III ou mórbida, diretamente relacionada ao aumento da mortalidade e a ocorrência de diversas doenças associadas, as chamadas co-morbidades.