A Terra é uma planeta que deu certo: a abundância de água e de carbono foram essenciais para o surgimento da vida por aqui. A distância do Sol, as camadas da atmosfera, a gravidade, a temperatura média, a influência da Lua e várias outras características são ideais para a manutenção dos seres vivos.
Quinto planeta a partir do Sol, situado entre Marte e Saturno, Júpiter é o maior planeta do sistema solar, com diâmetro de 142.
O nome 'Terra' vem de Tellus, deusa do solo fértil no panteão romano, equivalente a Gaia, que para os gregos representava a 'Mãe Terra'. Gaia também é chamada de Gæa ou Ge, ligada ao elemento 'terra'.
Tem mais depois da publicidade ;) Ao considerarmos o volume da Terra, por exemplo, ela não poderá mais ser chamada de planeta água, pois não existe uma grande quantidade desse elemento em seu interior.
Aproximadamente 70% do planeta é coberto pelos oceanos, cuja média de profundidade é de cerca de mil metros. Isso representa, mais ou menos, 98% da água da Terra, que, em razão da sua quantidade de sal, não é própria para o consumo. Dos 2% restantes, a maior parte está no gelo polar e nas suas geleiras.
Os gregos a nomearam o planeta de Gaia, entidade titânica que representa a terra.