É importante entender que um testículo pode ser um pouco maior que o outro. Essas variações são normais.
A relação sexual é um momento de prazer no qual vários músculos do corpo, especialmente os da região íntima, se contraem involuntariamente em resposta ao estímulo criado pela sensação de prazer. Um desses músculos é o cremaster e, por isso, os testículos podem subir até a região abdominal, principalmente durante o orgasmo.
A torção do testículo geralmente é um dos problemas mais fáceis de identificar no testículo, pois provoca o surgimento de uma dor repentina e muito intensa, além de inchaço e caroço no testículo. A torção é mais comum em meninos e homens com menos de 25 anos.
Como tratar: a hérnia inguinal precisa ser tratada por meio de cirurgia para recolocar a porção do intestino no interior da região abdominal. Saiba mais sobre como é feito o tratamento da hérnia inguinal.
Ter um testículo um pouco maior que o outro é normal. Geralmente o testículo esquerdo fica ligeiramente mais abaixo que o direito o que também pode causar a impressão de tamanhos diferentes.
O diagnóstico do testículo retrátil é feito pelo urologista, no caso de adultos, ou pediatra, no caso de crianças, através do exame físico da bolsa testicular, e da posição do testículo.
O testículo retrátil é uma condição em que o testículo sobe pelo canal inguinal, podendo se esconder na região da virilha, o que acontece especialmente devido a contrações involuntárias do músculo cremaster, que é o músculo que liga o testículo à região abdominal, podendo ocorrer várias vezes ao dia, fazendo com que os testículos subam, quer seja estimulado para isso ou não.
O “caroço” na bolsa escrotal se caracteriza pelo surgimento de nodulações intra ou extra escrotais e devem ser examinadas pelo urologista. De modo geral, por si só não caracteriza como doença, mas pode se tratar de alguma inflamação, infecção ou patologia mais grave.
Primeiramente, seria importante entender o que é essa “bola” grudada em um dos testículos. Talvez, na pele do saco escrotal,o homem tenha um pequeno cisto sebáceo, por exemplo.
Se você está falando do testículo, que é a bolinha que fica dentro do saco escrotal, e se tem uma diferença muito grande entre ambos; ou se um deles começa a crescer, de uma hora para outra, de forma intensa; ou, ainda, se há dor e desconforto, é sempre fundamental procurar o médico urologista.
Já o testículo retrátil, pode surgir na infância ou na idade adulta, fazendo com que um ou os dois testículos subam, e geralmente relacionados à contração do músculo cremaster.
O surgimento de hérnias inguinais acontecem quando uma porção do intestino consegue passar através dos músculos do abdômen e, por isso, é mais comum em casos de enfraquecimento abdominal, como acontece em crianças, idosos e pessoas que fizeram alguma cirurgia. Essa hérnia pode algumas vezes sair para dentro do escroto, gerando a sensação de um caroço no testículo.
Os programas de desintoxicação podem durar de 3 dias a 2 semanas, de acordo com os fatores estabelecidos para o tratamento. O principal influenciador nessa questão é o tipo de substância que está acumulada em excesso no organismo. Algumas substâncias podem ser retiradas mais rapidamente do que outras.
No entanto, em qualquer caso é sempre importante ir ao urologista para avaliar o caroço, uma vez que, mesmo que não surjam sintomas, pode estar se desenvolvendo um problema que necessite de tratamento ou que seja mais grave, como câncer.
Quase sempre, o testículo sobe e volta a descer, não sendo uma situação que precise de atenção especial. No entanto, é importante ir no hospital ou consultar um urologista quando:
Um cisto sebáceo nada mais é do que uma “bolinha” em que existe um acúmulo de gordura sob a pele. Ele pode aparecer em qualquer parte do corpo e geralmente é inofensivo.