1- Getúlio Vargas: uma figura controvertida Tem mais depois da publicidade ;) A partir da vitória da Revolução de 1930, quando projetou-se na política nacional para transformar-se no grande arquiteto de uma nova ordem econômica e social, as imagens progressivamente associadas a Vargas, são as mais diversas possíveis.
Porque ao longo de sua primeira passagem pelo poder (1930-1945), mas principalmente durante o período do Estado Novo (1937-1945), Vargas implementou, pela 1ª vez na História do país, uma abrangente política de direitos sociais e trabalhistas, alguns destes antigas reivindicações das classes populares brasileiras.
Getúlio foi considerado pai dos pobres porque em seu governo, procurou atender os pedidos da classe mais baixa da sociedade, criando leis trabalhistas, diminuição da jornada de trabalho, criação do salário mínimo, seguro desemprego, o que fez dele um ídolo dos pobres.
Vargas ficou conhecido como o "pai dos pobres" pois em seu governo muitas das mais importantes conquistas sociais da população mais pobre, como a Previdência Social, a Carteira de Trabalho, o salário mínimo e a carga horária máxima, foram alcançadas.
Era conhecido como o "Pai dos pobres" (e a "Mãe dos ricos"), procurava ideologicamente passar a imagem de um bom governante que agia em prol do povo, especialmente da classe trabalhadora, criando inclusive a CLT; que são legislações que garante direitos ao proletariado.
a forma que ele encontrou para não ser julgado pelos seus atos,pois ele transformou o seu suicídio em um ato heróico,ele era tão soberbo que preferiu a morte, e também por saber manipular o emocional das classes populares, aqui no Brasil é comum o hábito de se reabilitar a memória de quem morre,mesmo que isso não ...
Resposta. Por que foi uma despedida, e tentou na ser julgado por alguém. Então ele se suicidou para que ficasse para a história ( como um ato heróico. )
“SAIO DA VIDA PARA ENTRAR NA HISTÓRIA” - pontos de vista, responsabilidade enunciativa coletiva e polêmica pública na Carta-Testamento de Getúlio Vargas.