Síndrome do manguito rotador é uma lesão nas estruturas que ajudam a estabilizar a região do ombro e que pode causar sintomas como dor no ombro, além de dificuldade ou fraqueza para levantar o braço.
Uma lesão no manguito rotador pode ter diversas causas, que vão desde desgaste progressivo da articulação, irritação do ombro pelo surgimento de esporões no osso ou pela danificação do tendão durante a realização de atividades repetitivas ou levantamento de peso por um tempo prolongado. As pessoas que possuem mais risco para esta síndrome são:
O ortopedista pode também recomendar a realização de exames de imagem, como ultrassom, ressonância magnética do braço e/ ou raio-X para descartar outras situações que provocam sintomas semelhantes e confirmar a tendinite no braço.
Para tratar esta síndrome, é indicado a realização de repouso, aplicação de gelo e fisioterapia, sendo que o ortopedista também poderá indicar o uso de anti-inflamatórios, como Cetoprofeno, para aliviar a dor ou, em casos em que não há melhora, pode ser necessária a realização de um tratamento cirúrgico.
A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter mais informações sobre a Mayo Clinic. Para obter informações sobre a COVID-19, incluindo a ferramenta de rastreamento Mapa do Coronavírus (Coronavirus Map) da Mayo Clinic, que tem previsão de 14 dias sobre as tendências da COVID-19, visite o Centro de Recursos para COVID-19 da Mayo Clinic.
Quando a dor nos braços parece estar localizada nos ossos e é acompanhada de dor em outros locais com ossos, como as pernas, pode ser um sinal de osteoporose. Esse tipo de dor pode estar presente até mesmo quando se está em repouso, sendo mais comum em pessoas com mais de 50 anos, especialmente em mulheres na menopausa.
O que fazer: se existe suspeita de angina é importante ir ao pronto socorro ou consultar um cardiologista, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado. O médico poderá recomendar o uso de remédios para melhorar o fluxo sanguíneo pelas artérias do coração, como dinitrato ou mononitrato de isossorbida. Saiba mais detalhes do tratamento para os diferentes tipos de angina.
A tendinite no ombro é uma inflamação que surge em algum tendão do ombro e que pode resultar em sintomas como dor, formigamento e dificuldade para levantar o braço acima da cabeça.
Os sintomas podem piorar à noite ou sempre que se realiza esforços e, além disso, nos casos mais graves e sem tratamento, é possível ocorrer até a incapacidade de movimentar o ombro.
O tratamento para tendinite no braço tem como objetivo diminuir a inflamação e, assim, aliviar os sintomas. Para isso, é recomendado que a pessoa repouse o braço afetado, evitando realizar os movimentos responsáveis pela tendinite. Além disso, fazer compressa com gelo e massagem no local também pode ajudar a diminuir a inflamação e aliviar os sintomas da tendinite.
O que fazer: o tratamento para a artrose é feito com o uso de medicamentos para aliviar a dor, que devem ser recomendados pelo ortopedista, e sessões de fisioterapia para melhorar a mobilidade da articulação. O tratamento normalmente é demorado e, dependendo do caso, pode ser necessária cirurgia. Entenda melhor o que é a artrose e como é feito o tratamento.
O diagnóstico da tendinite do ombro deve ser feito pelo ortopedista ou fisioterapeuta inicialmente através da avaliação dos sintomas apresentados pela pessoa e da realização de exames físicos. Além disso, pode ser recomendada realização de exames de imagem como ultrassonografia ou ressonância magnética.
O uso de remédios pode ser indicado pelo ortopedista para ajudar a aliviar a dor e a inflamação, sendo indicado para isso o uso de remédios anti-inflamatórios. Além disso, pode também ser indicado o uso de uma pomada anti-inflamatória que deve ser aplicada com todo o ombro.
Quando existe dor forte no ombro que irradia para o braço, pode ser um sinal de luxação do ombro, que acontece quando o osso consegue sair da sua posição natural na articulação do ombro.
O que fazer: em caso de fratura, a pessoa deve consultar o médico para que seja feita uma avaliação da fratura através de uma radiografia. O tratamento pode ser feito por meio da imobilização do braço, uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, podendo ser também necessário, em alguns casos, sessões de fisioterapia.
O que fazer: é indicado fazer repouso, aplicar de gelo e fazer sessões de fisioterapia, sendo que o ortopedista também poderá indicar o uso de anti-inflamatórios, como cetoprofeno, para aliviar a dor ou, em casos em que não há melhora, pode ser necessária a realização de um tratamento cirúrgico. Saiba mais sobre o manguito rotador.