Os principais fatores que favorecem o desenvolvimento dos fungos são a umidade dos pães, o fatiamento deste, o empacotamento do pão ainda quente e/ou o seu armazenamento do pão em ambiente úmido, com temperatura elevada.
Você pega o pão molha ele ligeiramente, e após isso coloque em um saco plástico dentro da geladeira e deixe ele na geladeira entre 2 e 3 horas e ele vai mofar rapidinho . !!
Depois de 15 dias, ao abrirmos o pão que estava no plástico, tivemos uma surpresa: por estar umedecido, devido às condições do ambiente, nele ocorreu a proliferação de fungos e o pão entrou em decomposição. Enquanto isso, o outro pão que estava em lugar seco, endureceu.
O fato do pão de forma "estragar" mais rápido é devido ao seu teor de umidade interna ser maior do que o pão torrado. Os fungos necessitam de umidade para se desenvolver, portanto, quanto mais úmido, maior a proliferação fúngica.
O processo de deterioração, ou mudança desagradável no seu estado normal de comida, como pão depende dessos fatores. Quando o pão fica exposto, os microrganismos começam a agir sobre ele, um dos principais fatores que o afetam é a umidade, porque a massa é mantida úmida, permitindo que os fungos cresçam sobre ela.
Ingerir um alimento com bolor pode causar diarreia, alergias respiratórias, intoxicação alimentar e até câncer. Então lembre-se de não consumir um alimento com fungos ou bolores ou mofado, jogue o mesmo fora imediatamente.
Se você retirar todo o mofo, além de alguns centímetros abaixo para garantir que vai jogar fora possíveis esporos imperceptíveis a olho nu, pode ser considerado seguro comê-la.
Armazene em um local seco. Se o pacote estiver visivelmente úmido, seque com uma toalha de papel ou com um pano limpo antes de fechá-lo e guardá-lo, pois a umidade faz com que o mofo cresça cada vez mais. Quando for servir o pão ou levá-lo à mesa, mantenha-o coberto, para protegê-lo dos esporos no ar.
9 - Pão de forma Mesmo que estejam ainda bonitos, não hesite em descartar o seu pão de forma caso ele esteja fora da validade. Isso porque as bactérias se alojam sem darem sinal, sem que você perceba, o seu produto já estará contaminado.
Dicas para evitar o mofo - Faça o fatiamento dos pães somente após o resfriamento. - Limpe e higienize a sua fatiadora antes de utilizá-la. - Armazene os pães em um ambiente seco e com temperatura estável. - Antes de embalar o produto, aplique uma solução antimofo.
Guardar o pão apenas no saquinho de papel ou enrolado numa toalha é uma escolha pouco eficaz. O ideal é mantê-lo em um lugar hermeticamente fechado, que impeça a umidade de escapar.
Cuidado com a umidade da sua casa: Preste atenção no nível de umidade da sua casa, pois se ele for elevado, os fungos podem aparecer nos alimentos. É bom ter um nível de até 40% de umidade. Cubra os alimentos: Use capas ou filmes plástico para não deixar seus alimentos expostos e, assim, você os protegerá dos esporos.
Atitudes para reduzir o desperdício de alimentos na sua casa
Como evitar que alimentos perecíveis estraguem rápido
Como usar? É bem simples de utilizar o anti mofo em pote: basta abrir a tampa e retirar a proteção que vem colada, deixando apenas o filtro. Após esse processo, é só tampar novamente e colocá-lo no lugar escolhido.
Para utilizá-lo não tem mistério, basta remover a tampa plástica e retirar a película protetora prateada. O filtro branco (parece aqueles de café) fica logo abaixo e não deve ser removido, depois recoloque a tampa e o coloque em locais propícios ao mofo.
Evita Mofo Sanol Sec Neutro 100g
Modo de usar:
5 soluções para tirar umidade de ambientes fechados!
Recoloque a tampa plástica no pote e coloque o EVITA MOFO AZULIM no local. Sua ação é iniciada de imediato. IMPORTANTE: O EVITA MOFO AZULIM age por um período entre 1 a 5 meses variando de acordo com a umidade relativa do ar presente no ambiente.
Antimofo caseiro com água sanitária. Uma receita simples é misturar água com água sanitária ou vinagre branco, na proporção de um para um. Basta passar a solução com um pano por todo o interior do armário, até nas gavetas. Se estiver com mofo, o procedimento deve ser feito uma vez por semana.
– Coloque as roupas de frio no sol durante o verão ou lave-as. – Pelo menos uma vez ao mês, tire as roupas e limpe o armário com água e vinagre para evitar fungos e retirar possíveis manchas de mofo. – Coloque um pote com bicarbonato de sódio, cal ou gesso dentro do guarda-roupa. Troque-o a cada seis meses.
Para preparar a solução, basta misturar 240 ml de vinagre branco e 1 colher de bicarbonato de sódio em um recipiente fundo, já que a mistura borbulha bastante. Depois, coloque o líquido em um borrifador para aplicar nos objetos mofados e deixe agir por aproximadamente 10 minutos, secando com um pano limpo.
Lave todas as peças de roupas que estejam com cheiro de mofo, incluindo lençóis e cobertores. Para as paredes, a melhor solução é a ventilação. Deixe circular bastante ar fresco para eliminar os odores. Polvilhe bicarbonato nos tapetes e depois retire com aspirador de pó.