Os conceitos de cidadania são importantes em qualquer época da vida, todavia, é preciso observar que na infância, há a maior taxa de aprendizado das nossas vidas, lá que aprendemos diversos valores.
A escola no processo de construção da cidadania deve levar o educando á refletir sobre a sua realidade e da sua comunidade, suscitando o debatendo e discutindo tais problemas, estimulando nos estudantes à consciência crítica, a participação, a responsabilidade e a sua função enquanto cidadão, assim levar o educando a ...
Uma escola cidadã é aquela na qual os profissionais, tanto professores, quanto pessoa da zeladoria, quando da administração, tem como mote principal a formação de cidadãos, a construção da cidadania, e não a transmissão das fórmulas de cálculos matemáticos.
A cidadania precisa ser construída por meio de ações conjuntas entre professor e aluno. O professor deverá assumir uma postura questionadora dos valores da sociedade, dominar noções de democracia, direitos humanos e incentivar os alunos à participação nas questões de transformações sociais.
A educação informal sempre ocupou um papel fundamental na sociedade, é ela que norteia o bom relacionamento entre os indivíduos. Já a educação formal possui a função de preparar o educando para atuar efetivamente junto á sociedade, para tanto oferece o conhecimento cientifico.
Educação formal é de grande importância para a formação das crianças e dos jovens. Por meio das práticas cotidianas, eles têm a possibilidade de acessar conhecimentos significativos para o mundo do trabalho, para a emancipação individual, entre outras funções.
É um processo voluntário de aprendizagem e de educação fora da escola, que acontecem em ongs, instituições religiosas, iniciativas particulares e programas sociais públicos.
Para Gohn (2006), o espaço formal de educação é a escola, que tem organização sistemática e desenvolve suas atividades por meio de uma ordem sequencial e disciplinar. É regida por lei e concede certificação segundo diretrizes nacionais.