Por Que Devemos Seguir A Castidade?

Por que devemos seguir a castidade

Quando falamos de castidade, é muito provável que nos encontremos com muitos mal-entendidos. Muitos acreditam que a castidade é o mesmo que “nunca fazer sexo” e que “isso é apenas para padres e freiras”. Poucos entendem o seu verdadeiro significado e isso faz com que não poucos reajam negativamente e façam ironias até ao mencionar essa palavra.

Por que a Castidade é Dizer Sim Ao Amor?

A sua vocação profissional também pode ser fonte de amor quando você usa os seus dons para espalhar amor e benefícios para todas as pessoas. Além de uma jornada profissional, a sua vocação pode apontar caminhos de felicidade, amor, serviço espiritual e caridade.

Existe um justo amor por si que não gera o pecado da soberba, mas maturidade psicológica e o justo equilíbrio entre humildade e autorrespeito. O autoamor também gera o sábio equilíbrio entre amar o próximo e amar a si mesmo. Como cristãos, sabemos que Jesus disse o seguinte para nós: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo (Mateus 22:39)”.

Por que a Castidade no Namoro e no Matrimônio alimenta o Amor?

Por que a Castidade no Namoro e no Matrimônio alimenta o Amor?

Para se viver segundo a castidade é preciso resistir às tentações através dos meios que a Igreja nos ensina: fugir das tentações, obedecer os mandamentos, viver uma vida sacramental, especialmente freqüentando sempre a Confissão e a Comunhão, e viver uma vida de oração. Muito nos ajuda nisto a reza do santo Rosário de Nossa Senhora e a devoção e auxílio dos santos. (cf. Cat. §2340)

As pessoas que vivem a vida de solteiro com castidade e sabedoria estão mais preparadas para um casamento responsável, amoroso, fiel e feliz. Quem vive a castidade com consciência na vida de solteiro sabe valorizar melhor o amor.

A castidade purifica o amor humano do egoísmo. E o que é o egoísmo? É colocar-se em primeiro lugar, buscar os próprios interesses antes que o bem dos demais. É “amar a si mesmo” por cima de todos e querer que o amem por cima de tudo. Sou egoísta quando quero que a outra pessoa faça o que eu quero e não o que é bom para ela. Quando anteponho os meus caprichos, os meus impulsos ou o meu prazer ao bem da outra pessoa. Se o primeiro que busco em uma relação é disfrutar do prazer que me dá, ainda que seja “de comum acordo”, estou sendo egoísta e a outra pessoa também. A relação se converte em um egoísmo compartilhado por dois solitários, por dois “mendigos” que buscam algo no outro que possa satisfazer de alguma forma o seu grande vazio interior, o seu grande vazio de amor.

Preparar-se espiritualmente

Como falar sobre castidade com meu namorado sem constrangimento?

Santo Agostinho disse que: “A castidade nos recompõe, reconduzindo-nos a esta unidade que tínhamos perdido quando nos dispersamos na multiplicidade.” (Confissões, 10,29,40) A virtude da castidade é comandada pela virtude cardeal da temperança, que faz depender da razão as paixões e os apetites da sensibilidade humana. (cf. Cat. §2341). O homem que vive entregue às paixões da carne, na verdade vive de “cabeça para baixo”; sua escala de valores é invertida; torna-se fraco. Não é mais um homem; mas um caricatura de homem.

Preciso ser criança pra entrar no céu? Como assim?

Preciso ser criança pra entrar no céu? Como assim?

:: Padre responde: Mandar nudes é pecado? ::

Em 2005 o Washington Times publicou o artigo “Depressão: nova doença transmitida sexualmente”. Um estudo acompanhou 13.000 estudantes do ensino médio e secundário. Das adolescentes abstinentes, somente 4% experimentaram depressão. As meninas promíscuas sexualmente, porém, tinham 11 vezes mais chances de sentirem-se deprimidas. Não foi a depressão que originou a atividade sexual, mas o comportamento prognosticou a depressão. Para muitas, o sexo era usado para encobrir algo infeliz em suas vidas.

2 – A castidade traz clareza. Quando uma mulher decide preservar a intimidade sexual para o casamento, ela não precisa se questionar a respeito de seus padrões. Nas palavras de uma estudante: “Jamais me angustiarei pensando em quanto tempo devo esperar antes de ter sexo com meu namorado”. Esta clareza de moral liberta o casal para focar em questões mais importantes – como pensar se querem o matrimônio enquanto um se apaixona pelo outro pelas razões certas. Quando o casal se torna sexualmente íntimo do casamento, é fácil desperdiçar meses ou anos antes de chegar à conclusão de que o relacionamento não está levando a lugar nenhum.

18 razões para viver a castidade no namoro e ter um casamento saudável?

Jason: uma vez que nunca assisti aos filmes Titanic, Cartas para Julieta ou Orgulho e Preconceito* (recomendo muito este último às mulheres!, comento mais no fim do post), não posso oferecer exemplos de amor de filmes populares românticos. Todavia, da perspectiva masculina, posso falar de filmes que vi. Em Coração Valente, quando William Wallace se casa com a mulher que adorou desde a infância, diz: “Amarei você por toda minha vida, e não outra”. Quando Maximus Decimus em Gladiador é convidado por César para ser imperador de Roma, o que escolhe? Voltar para casa, para sua mulher. Fundamental para esses filmes, manchados de sangue e cheios de testosterona, é a noção do amor por uma única mulher.

Ame seu esposo antes de encontrá-lo. A castidade faz muito mais do que prevenir problemas como gravidez não planejada e DSTs. Seu fascínio mais profundo está nas bênçãos que ela traz. Conheça as 10 vantagens da Castidade.

Não tenho conta

Anos da vida de uma mulher podem ser gastos em relacionamentos sexuais que carecem de um futuro. Se tais relacionamentos incluem abstinência, consomem muito menos energia emocional e mental da mulher. Mais frequentemente do que raramente, as relações sexuais reduzem seu potencial, fazendo-a focar no que ela pode oferecer a um homem, em lugar do que pode fazer pelo mundo.

Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino

Meus Motivos para viver a Castidade no Namoro:

Também os noivos são chamados a viver em castidade. A vida sexual só deve ser vivida após o casamento, pois só então o casal se pertence mutuamente, e para sempre, com um compromisso de vida assumido um com o outro para sempre.

Você deve estar se perguntando: mas o amor pode ser ou ter algo de impuro? O que pode torná-lo impuro? O EGOÍSMO faz impuro o amor, às vezes pode até disfarçar-se de amor para obter o que quer do outro, como se vê em uma pesquisa realizada entre jovens universitários nos EUA: 40% admitiram terem dito a uma mulher “te amo” só para fazerem sexo com ela.

Existe uma diferença entre o prazer e a alegria?

Existe uma diferença entre o prazer e a alegria?

O domínio de si mesmo é fundamental para a pessoa ser capaz de doar-se aos outros. A castidade torna aquele que a pratica apto para amar o próximo e ser uma testemunha do amor de Deus. Quem não luta para ter o domínio de si mesmo é um egoísta; não é capaz de amar. Por isso, a castidade é escola de caridade. A Igreja ensina que: “Todo batizado é chamado à castidade. O cristão “se vestiu de Cristo” (Cf. Gl 3,27), modelo de toda castidade. Todos os fiéis de Cristo são chamados a levar uma vida casta segundo seu específico estado de vida. No momento do Batismo, o cristão se comprometeu a viver sua afetividade na castidade” ( Cat. §2348).

Sobre a pureza podemos dizer que a buscamos naturalmente em tudo. Por exemplo, quando bebo água, procuro que ela seja limpa e não suja. O mesmo podemos dizer do ar, do alimento, etc. Quando se trata de metais, de jóias acontece o mesmo: quanto mais puro maior o seu valor. Se pensamos nas pessoas, normalmente alguém sujo, fedorento, gera certo incômodo, enquanto que é agradável a presença de alguém limpo e perfumado.

O que quer dizer a palavra pureza?

substantivo feminino Qualidade do que é puro, livre de impurezas, alterações, acréscimos; puridade: pureza do ar. [Figurado] Sem maldade nem malícia: pureza dos costumes. Demonstração de castidade, inocência: pureza de pensamentos.

Qual o significado de pureza na Bíblia?

Para o Cristianismo a pureza é referida como uma necessidade para a realização plena de uma vida em comunhão com Deus. ... Várias são as passagens da Bíblia que recorrem à idéia de pureza, seja do coração, das intenções, dos pensamentos, da vida em sociedade.

O que significa a palavra falta de pureza?

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa 1 Qualidade ou condição de impuro; impuridade. 2 Falta de pureza.

O que é ser puro de coração?

Rabi Moshe Chaim Luzzato, o Ramchal, define a pureza como a perfeição do coração e dos pensamentos, como descreve David nos Salmos (51:12) “Cria em mim um coração puro, Criador”. ... Através da pureza a pessoa não deixa espaço para o lado negativo.

O que quer dizer a palavra candura?

1 Qualidade do que é cândido; alvura, brancura, candor: “[…] tomai este breve, cuja cor exprime a candura da alma daquela menina” ( JMM ) . 2 Credulidade, ingenuidade: “Amancinho tem já dez anos e conserva a candura de um anjo!” ( AA2 ) . 3 Ausência de artifício; inocência, pureza: “[…]

O que é ser uma pessoa impura?

Que não é vernáculo, original; repleto de estrangeirismos, alterações, incorreções. [Pejorativo] Que provém da mistura de variadas raças; miscigenado. substantivo masculino Pessoa que se deixou corromper; devasso, corrompido. Quem se opõe aos preceitos religiosos; herético.

O que diz a Bíblia sobre a paixão?

Paixão (do latim tardio passio -onis, derivado de passus, particípio passado de patī «sofrer») é o termo teológico cristão utilizado para descrever os eventos e os sofrimentos — físicos, espirituais e mentais — de Jesus nas horas que antecederam seu julgamento e sua execução.

Quanto tempo dura a paixão e vira amor?

dois anos

Qual a diferença entre atração paixão e amor?

O amor é um sentimento de apego pessoal, afeto profundo como de uma mãe para um filho e etc. Paixões são geralmente considerados como uma atração de pessoa para com outra. Paixões são mais comuns entre pessoas jovens, mas nada impede que uma pessoa adulta ou velha sinta uma paixão avassaladora.

Qual a diferença entre amar e sentir atração?

O amor não acaba nem mesmo quando nos pegamos sentindo atração por outra pessoa, e é por causa dele que decidimos não magoar a outra pessoa em nome de uma satisfação momentânea. O amor não se programa, não se compra, não se finge. ... Você sente que o amor faz parte de sua vida.

Qual é a diferença entre gostar e sentir atração?

Gostar pode ser amigos achar a pessoa legal e pode até ser por familiares. Sentir atração é quando você sente vontade de ficar com a pessoa ou algo mais.

Como saber se você é uma pessoa carente?

Quais são os sintomas de carência afetiva?

  • Submissão extrema às pessoas;
  • Medo de desagradar;
  • Crença de que a felicidade está condicionada à outra pessoa;
  • Ciúme excessivo;
  • Viver em função dos sonhos do outro;
  • Não ter planos nem perspectiva para a própria vida;
  • Medo da solidão;
  • Sentimento de inferioridade;