Pode construir sem problema desde que a laje tenha sido executada com capacidade para tal. Voce não pode é colocar uma alvenaria de peso elevado sobre uma laje dimensionada e executada como laje de forro por exemplo. ... Esse tipo de acréscimo é facilmente absorvido pelas lajes.
Para tal é necessário fazer avaliação da estrutura existente,ai considerando a infraestrutuRa e supraestrutura,bem como o suporte do solo existente. Verifique se tem algum projeto existente com o antigo proprietário,e talvez na prefeitura o que seria de grande valia para a análise de carga.
Para reforçar a laje, você pode precisar dobrar colunas de sustentação, instalar vigas de metal, e dar um novo acabamento em alguns pontos onde essas estruturas de reforço foram instaladas. Inclua tudo isso no seu orçamento, e lembre-se que as colunas podem ter que subir até o telhado para o suporte apropriado.
Pode construir em cima? Dessa forma, caso o consumidor deseje construir sobre a laje de isopor, pode fazê-lo À vontade. Como faria numa laje de alvenaria comum, considerada por muita gente as mais confiáveis nas obras. A estrutura de metal e concreto da laje nervurada permite qualquer tipo de obra em cima dela.
Vantagens e Desvantagens da laje de isopor
18 dias
A laje de isopor facilita também as instalações elétricas e tubulações, não absorve água na hora de aguar e tem melhor desempenho térmico e acústico em relação à laje de cerâmica, mantendo a temperatura interna. Há ainda a economia em concreto e aço e maior resistência à quebra.
São mais leves; ágeis na montagem, já que um bloco de isopor substitui cinco lajotas de cerâmica; mais resistentes tanto no transporte, na colocação e na concretagem.; facilitam as instalações elétricas e tubulações; não absorvem a água do concreto no processo de "aguar a laje", o que possibilita a cura da laje mais ...
Concretagem da laje O valor médio cobrado pelo concreto usinado geralmente fica em torno de R$ 280,00/m³. O custo estimado para construir uma laje gira em torno de R$ 750,00 o m², incluindo a mão de obra e materiais.
A fórmula básica é a seguinte: V = L x C x H, sendo V = volume, L = largura, C= comprimento e H = altura. Porém, é preciso se atentar a algumas diferenças na hora de fazer essa conta para volumes planos ou cilíndricos.