Ela está muito presente na alimentação diária com os sucos, mas na dieta do pós-operatório, o ideal é consumir vitamina C em alimentos in natura para diminuir a inflamação, como frutas cítricas – laranja, kiwi e também verduras como agrião, couve, ou folhas que sejam de sua preferência.
Evitar a ingestão de alimentos ou de líquidos, especialmente nas primeiras 3 a 5 horas após o procedimento, pois é normal surgirem náuseas e vômitos provocados pela anestesia. A alimentação no dia da cirurgia deve ser leve, optando-se por chás, bolachas e sopas, dependendo da reação do organismo.
Dr. Juliano Souto Ferreira: A ingestão de água no pós-operatório é uma das medidas mais simples e mais importantes para manter as reações metabólicas e a função renal em boas condições. A quantidade exata depende da idade e do peso do paciente, mas a media é de 1,5 a 3,0 litros por dia.
Além disso, também deve estar atento a possíveis sinais de inflamação como vermelhidão, dor e inchaço na região da cicatriz. Além disso, se o curativo não for impermeável, é importante não o molhar durante o banho, protegendo-o porque a entrada de água na cicatriz pode causar infecção na ferida.
Segundo informações publicadas no site Fortíssima, após a cirurgia plástica, também é possível ingerir água de coco para se manter hidratado e auxiliar na desintoxicação, além de ser uma bebida leve.
Jejum pré operatório em adultos para prevenção de complicações perioperatórias. Anestesia geral reduz os reflexos que impedem que o suco gástrico regurgitado alcance os pulmões Como pode ser perigoso, as pessoas são aconselhadas a não comer ou beber a partir da meia-noite antes de uma cirurgia.
Antes de tomar anestesia geral, o paciente deve fazer jejum de 8 horas e suspender medicações que interfiram no efeito da anestesia, daí a importância de comunicar o médico sobre quaisquer medicamentos que estejam em uso.
Quanto tempo a abster-se. A maioria dos cirurgiões recomendam não comer ou beber mais líquidos para oito a 12 horas antes da cirurgia. Normalmente você pode beber líquidos claros como água, suco de maçã, ou caldo de galinha, mas deve parar de beber quatro horas de antecedência.
O Que Comer Antes do Parto Cesárea Antes do jejum, a única recomendação sobre alimentação que às vezes feita é de ingerir alimentos ricos em ferro ou suplementos, por conta da perda de sangue na cirurgia.
“É recomendável que a gestante faça um jejum de 8 horas de alimentos sólidos e leite e de 4 horas para água no período que antecede à cirurgia”, explica a Dra.
Oito horas antes e quatro horas depois da cesárea a mulher não deve comer e nem beber nada porque a anestesia pode provocar enjoo e vômitos, sendo necessário que o estômago esteja completamente vazio, explica Stockler.
“A mulher que fez cesárea deve ficar, pelo menos, oito horas deitada. Só após esse período ela pode levantar para tomar o primeiro banho. Se passar desse período, mais a barriga vai se distendendo por causa dos gases, e isso provoca dor.
É importante que a paciente levante e ande um pouco depois do parto. Isso ajuda a se recuperar do procedimento cirúrgico. No entanto, é preciso esperar algumas horas para que o efeito da anestesia passe completamente antes de levantar da cama.
Evitar pegar peso e dirigir Antes de 20 dias não é recomendado fazer grandes esforços físicos, nem pegar pesos, assim como também não é recomendado dirigir antes de 3 meses após a cesárea, pois podem aumentar a dor e desconforto no local da cicatriz.
É comum que depois da cesárea as mães prefiram dormir de lado ou de barriga para cima, mas isso não é uma regra. O importante é respeitar a cicatrização da cirurgia e procurar uma posição confortável para relaxar. Se não tiver dor, dormir de bruços não é um problema.