Para que serve o silicone de condensaço? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O silicone de condensação é um material de moldagem odontológico. ... Tecnicamente falando, ele é um elastômero indicado também em casos de moldagens protéticas que necessitem de uma alta precisão e excelente definição dos detalhes. Como as coroas parciais ou totais, pontes fixas e facetas indiretas.
Qual a diferença entre silicone de adição e condensação?
O primeiro grande ponto é que o silicone de condensação tem a grande desvantagem de liberar alguns subprodutos como o álcool etílico após sua reação de polimerização. ... Outro ponto é que diferentemente do silicone de condensação o molde feito com o silicone de adição pode ser vazado até 3 vezes sem problema algum.
Como é feita a manipulação do silicone de adição?
Para a moldagem com silicone em adição, a técnica mais utilizada é mecânica ou mecânica-química, através do uso do fio de retração, com ou sem hemostático. O uso do fio retrator dentro do sulco permite uma expansão de 0.5 mm, que é indicado para uma moldagem com silicone de adição.
Qual a melhor silicona de adição?
Os tipos de silicone por adição podem ser:
Putty – mais econômico. ...
Putty soft – possui maior fluidez e excelente reprodução, o que melhora e facilita a moldagem em relação ao putty convencional;
Heavy – material mais rígido e que pode ser usado como material de base ou único;
Mono – de uso único.
30 de nov. de 2018
Quais diferenças entre silicona de adição silicona de condensação Polieter e Polisulfeto?
O Poliéter e o Polissulfeto não apresentam uma diferença significativa em relação um ao outro, mas eles são inferiores comparando à silicona de adição e superior à silicona de condensação (PEREIRA, 2010; JOHNSON, 2010).
Como é a apresentação comercial do silicone de adição?
As siliconas de adição podem ser apresentadas em formas de pasta em potes/latas ou em dispositivos dispensadores automáticos (pistolas) sempre na forma de pasta base e catalisador.
O que é silicone de condensação?
O silicone de condensação é um material de moldagem frequentemente utilizado por ortodontistas e periodontistas que deve ser adquirido por estes profissionais, por meio de uma empresa cuja venda seja certificada e permitida, adequada às normas de segurança e de qualidade exigidas em todo o país.
Como se dá a apresentação do silicone de condensação?
A silicona de condensação se apresenta na forma de pasta base e catalizadora. Normalmente são encontradas na forma “Pesada” para a moldagem preliminar e “Leve” para a moldagem complementar.
Como manipular o silicone de adição?
Moldagem com silicona de adição leve: o fio retrator deve ser umedecido e removido cuidadosamente para evitar possíveis danos ao epitélio do sulco gengival (Figura 6). Em seguida, seca-se o sulco com jato de ar para remover a água residual.
Quais são os silicones de adição especiais da Yller?
Além das versões destinadas à moldagem, desenvolvemos soluções especiais para as mais diversas aplicações.
Scan Bite. Silicone de Adição para o Registro de Mordidas.
Scan Die. Silicone de Adição para Confecção de Modelos.
Scan Translux. Silicone de Adição Translúcido.
Qual o melhor material para moldagem?
Os silicones de adição são considerados os materiais de moldagem mais precisos e apresentam a melhor estabilidade dimensional em relação aos demais materiais, uma vez que não há formação de subprodutos durante sua reação de polimerização.
Qual o subproduto formado pela silicona de adição?
Evitando distorções devido a formação do subproduto álcool etílico. Permite uma única vazagem; Vazamento imediato; Estabilidade dimensional.
Quais os subprodutos formados na reação de polimerização do polissulfeto e do silicone por condensação?
Aqueles que sofrem polimerização por condensação (polissulfeto e silicone por condensação), devido à liberação de subprodutos (polissulfeto: água, silicone por condensação: álcool), são menos estáveis do que os que apresentam polimerização por adição (silicone por adição e poliéter).
Qual a composição do silicone de adição?
A silicona de adição ou polivinilsiloxano apresenta reação química dos grupos vinil cuja ligação cruzada é feita pelos grupos hidretos ativados por um catalisador de sais de platina. Não ocorre formação de subprodutos, por isso, é um material que apresenta excelente estabilidade dimensional.
Como fazer moldagem com silicona de Condensacao?
A seguir separamos quatro passos simples que podem auxiliar a atingir o máximo de qualidade na moldagem com silicones de condensação.
Utiliza a colher medidora para manipular o material denso. ...
Controle o tempo. ...
Coloque quantidades iguais de pasta do material fluido. ...
Vaze dentro do tempo indicado.
Quanto tempo para vazar silicone de adição?
Além disso, o seu vazamento é de até 14 dias, facilitando muito seu tempo de trabalho.
O que é Polivinilsiloxano?
Conhecidos como polivinilsiloxanos, eles são materiais de impressão elastoméricos que podem ser usados em diversos procedimentos clínicos. Sua principal aplicação é para a obtenção de moldes, como os silicones da Linha Scan da Yller, para posterior obtenção de modelos de gesso.
Quais diferenças entre silicona de adição silicona de condensação poliéter e Polisulfeto?
O Poliéter e o Polissulfeto não apresentam uma diferença significativa em relação um ao outro, mas eles são inferiores comparando à silicona de adição e superior à silicona de condensação (PEREIRA, 2010; JOHNSON, 2010).