A NIC inclui todas as intervenções que os enfermeiros realizam para os pacientes, sejam elas independentes ou colaborativas, de cuidado direto e indireto dos pacientes. Na escolha da NOC o enfermeiro faz uma descrição do resultado atual e escolha do resultado desejado (estado final).
Um resultado de enfermagem é entendido, segundo a Classificação dos Resultados de Enfermagem(2), como um “estado, comportamento ou percepção do individuo, da família ou da comunidade, medido em um continuo na resposta a uma intervenção” que podem ser medidos como positivo ou negativo.
Conceitua-se essa etapa como a colocação em execução do plano de cuidados por meio de intervenções de enfermagem. A implementação é a realização das ações ou intervenções determinadas na etapa de Planejamento de Enfermagem.
as teorias fundamentais. Embasar o cuidado numa teoria qualifica o processo de trabalho do enfermeiro (P7). O conhecimento das teorias oferece suporte para a enfermagem, dando maior visão à prática, pautando o cuidado em princípios científicos, conduzindo a um processo organizado de cuidado (P9).
As necessidades de deficiência ou inferiores são as fisiológicas, de segurança, de afeto, auto-estima e cognitivas sendo que sua ausência indica insatisfações. Já as necessidades de crescimento ou superiores são aquelas relacionadas ao auto-desenvolvimento e a auto-realização dos seres humanos.
O metaparadigma da enfermagem é o conjunto dos quatro conceitos principais usados na enfermagem que fundamentam sua prática; são eles: pessoa, ambiente, saúde e enfermagem.
A teoria de enfermagem pode ser descrita como um instrumento de trabalho que ressalta o conhecimento científico, demonstrando as tendências das visões sobre o processo saúde-doença e a experiência do cuidado terapêutico.
Para OREM (1980), o autocuidado é a prática de atividades que o indivíduo inicia e executa em seu próprio benefício, na manutenção da vida, da saúde e do bem- estar. Tem como propósito, as ações, que, seguindo um modelo, contribui de maneira específica, na integridade, nas funções e no desenvolvimento humano.